quarta-feira, 12 de outubro de 2016

SÉCULO



SÉCULO – Um termo que se refere a uma época ou período de tempo cujo curso já aconteceu, ou está acontecendo, ou ainda acontecerá na Terra. Esses períodos são referidos como “tempos dos séculos” (2 Tm 1:9; Tt 1:2).
O Senhor falou de dois séculos em especial em Seu ministério aqui na Terra: “o presente século” e “o século futuro” (Mt 12:32). O “presente século” é o período mosaico, que começou no monte Sinai com a entrega da Lei, e estava em curso no momento da primeira vinda do Senhor. Quando Ele foi rejeitado e expulso deste mundo, este “século” recebeu um novo carácter e agora é chamado de o “presente século mau” (Gl 1:4). Isso se refere aos “príncipes deste mundo” que cometeram o maior de todos os pecados – a crucificação do Senhor da glória (1 Co 2:6, 8). O “século futuro” é o Milênio, o reinado público de mil anos de Cristo, que ainda está por vir nos caminhos de Deus (Mc 10:30; Ef 1:21; Hb 2:5, 6:5; Ap 20:4). Houve “outros séculos” antes do período mosaico, que já terminaram o seu curso, como Paulo indica em Efésios 3:5 – tais como: o período antediluviano, o período patriarcal etc.
Alguns têm pensado que o presente chamamento de Deus pelo evangelho interrompeu o período mosaico e que ele não vai recomeçar até algum dia futuro, mas isso não é verdade. O período mosaico ainda está tendo seu curso na Terra hoje. A vinda do Espírito Santo e a introdução do Cristianismo não fez com que ele acabasse como também não iniciou um novo período. Entretanto, embora o período mosaico não esteja suspenso, o vínculo formal de Deus com Israel, como nação, está suspenso. Aqueles que creem no evangelho pregado hoje são chamados de entre os judeus e de entre os gentios para fazerem parte da Igreja de Deus. Eles são livrados “do presente século mau” e, posicionalmente, não fazem mais parte dele (Gl 1:4). A Igreja, portanto, não tem nenhuma ligação com a Terra e os períodos de tempo. Por isso, falar deste tempo presente, quando o evangelho da graça de Deus está sendo pregado no mundo, como o “período da Igreja” não é doutrinariamente correto. Os Cristãos ainda devem andar neste presente século mau, mas, posicionalmente, eles não fazem parte dele. E é triste dizer mas alguns Cristãos hoje estão deixando sua firmeza em seguir a Cristo e estão amando o “presente século” e, como resultado, estão se estabelecendo no mundo. Demas é um exemplo (2 Tm 4:10).
Este presente século está sob o controle de Satanás, que é o seu deus e príncipe (2 Co 4:4; Ef 2:2), e está avançando em direção ao julgamento. Sabemos pelas Escrituras proféticas que há pelo menos mais sete anos restantes, que terão seu início depois que a Igreja for chamada para o céu no Arrebatamento. Esses sete anos correspondem à 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Este século irá se encerrar na Aparição de Cristo, que é chamado, “o fim do mundo” (Mt 13:39-40, 49, 24:3, 28:20). Naquele tempo o Senhor trará “o século futuro” – o Milênio (Mt 12:32; Mc 10:30; Ef 1:21; Hb 2:5, 6:5). Quando o Milênio tiver transcorrido o seu curso de mil anos, o Estado Eterno começará (Ap 21:1-8). A Escritura chama isso de “os séculos dos séculos” (Gl 1:5 – ARA; Ef 2:7, 3:21 – TB; 1 Tm 1:17 – ARA; 1 Pe 5:11 – ARA; Ap 5:13 – ARA, 22:5 – ARA). Tecnicamente falando, não é na verdade um período, porque os períodos têm a ver com o tempo, e não há tempo na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário