quinta-feira, 13 de outubro de 2016

UNÇÃO DO ESPÍRITO

UNÇÃO DO ESPÍRITO – Este é um aspecto da habitação do Espírito Santo – O qual o crente recebe quando crê no evangelho – que lhe dá o poder para andar no caminho da fé e a capacidade de discernir entre a verdade e o erro (2 Co 1:21; 1 Jo 2:20, 27).
A habitação do Espírito é uma bênção exclusivamente Cristã. Os santos do Antigo Testamento tinham o Espírito vindo sobre eles para executar ações divinas, mas o Espírito de Deus não morava neles como Ele faz com os Cristãos. De fato, os Cristãos têm a presença do Espírito em ambos os sentidos (Jo 14:16; At 2:1-4). A diferença pode ser ilustrada em um barco a motor e um veleiro. Um tem sua fonte de energia vinda de dentro e o outro obtém sua energia vinda de fora – o vento. Os santos do Antigo Testamento eram como o veleiro, "movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1:21), quando o Espírito vinha sobre eles. Mas, como o vento que sopra, isto era ocasional. Aqueles salvos hoje, nestes tempos Cristãos, têm Sua presença divina dentro deles o tempo todo. Como o barco a motor, eles são "guiados pelo Espírito" (Rm 8:14), e isso depende de o crente se render ao controle do Espírito que habita nele. Isto tem a ver com o estar "cheio do Espírito" (Ef. 5:18). (Veja Cheio do Espírito)
A unção do Espírito de Deus foi dada ao Senhor Jesus com a finalidade de investir Seu ministério de poder. A Escritura diz: "Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude (poder); O qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo" (At 4:27, 10:38; Heb. 1:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário