BATISMO DO ESPÍRITO SANTO – O batismo do
Espírito Santo é mencionado sete vezes na Escritura (Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16;
Jo 1:33; At 1:5, 11:16; 1 Co 12:13). Refere-se à obra do Espírito de formar o corpo de Cristo e foi realizado
pelo Senhor quando Ele enviou o Espírito do céu no dia de Pentecostes e
conectou os crentes, que estavam no cenáculo em Jerusalém, em um só corpo pela
habitação do Espírito Santo (At 2:1-4, 33). Isso foi estendido mais tarde para
incluir os crentes gentios (At 11:1-18). Uma vez feito isso, a obra de batismo
do Espírito estava para sempre finalizada e nunca mais seria repetida. 1
Coríntios 12:12-13 confirma isso, se referindo a esse evento no tempo verbal
aoristo (no grego), o que significa que era um ato feito uma vez para sempre.
Portanto, o Espírito de Deus não está batizando hoje. Se Ele estivesse, então
haveria muitos corpos de Cristo na Terra, porque o único propósito do batismo
do Espírito era formar o corpo de Cristo, o que a Escritura afirma
enfaticamente: “Há um só corpo” (Ef
4:4).
Um
exame mais atento às sete referências na Bíblia ao batismo do Espírito mostrará
que é um ato histórico, e não algo que o Espírito está fazendo hoje. Cinco
dessas referências apontam para essa ação do Espírito no tempo futuro, já que elas foram proferidas antes do Pentecostes
(Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33 e At 1:5). A sexta e a sétima referências ao
batismo do Espírito foram proferidas após o Pentecostes (At 11:16; 1 Co 12:13)
e apontam para o tempo passado, para
algo que o Espírito já tinha feito. Uma vez que não há na Escritura nenhuma
outra coisa sobre o Espírito Santo que tenha ocorrido entre esses dois grupos
de referências, elas teriam que estar se referindo à vinda do Espírito no dia
de Pentecostes para formar o corpo de Cristo.
Existem
dois principais equívocos a respeito do batismo do Espírito Santo. O primeiro é
o que poderíamos chamar de visão “Pentecostal” ou “Carismática”. Os Cristãos
que têm essa ideia veem o batismo do Espírito como sendo uma experiência
pessoal que um crente tem algum tempo depois de ser salvo, pelo qual ele é
enchido do Espírito, e, portanto, capacitado para falar em línguas etc. No
entanto, na Escritura, o batismo do Espírito Santo nunca é mencionado como acontecendo a alguém individualmente. Era
uma ação totalmente coletiva de unir aquela multidão, de uns 120 crentes, no
cenáculo superior em Jerusalém, formando uma unidade, pelo fato da Sua
habitação neles.
O
segundo equívoco é a principal visão evangélica “não carismática”. Os Cristãos
que defendem essa ideia pensam que o batismo do Espírito Santo ocorre quando
uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo e assim recebe o Espírito e, então, passa
a fazer parte do corpo de Cristo, no entanto, isso também não é correto.
Observe cuidadosamente que 1 Coríntios 12:13 não diz: “todos nós fomos batizados em o
(no) um corpo”. Adicionar o artigo “o”
muda o significado consideravelmente, pois supõe que o corpo existia antes da
ocorrência do batismo, mencionada no versículo. Isso apoiaria essa ideia
equivocada. Contudo, o versículo não diz isso. Ele diz “batizados em um corpo”, significando que foi o batismo que formou o “um corpo”, assim, o batismo do Espírito é um acontecimento
histórico (Ef 1:13).
Poderíamos
nos perguntar como é que Paulo poderia falar de si mesmo e dos coríntios como
sendo batizados pelo Espírito, quando eles nem sequer ainda haviam sido salvos
quando o Espírito desceu e formou a Corpo de Cristo no Pentecostes. A resposta
é que Paulo estava falando representativamente. Ele disse: “Nós” – referindo-se a todos os Cristãos – “fomos batizados em um corpo”, referindo-se à ação do Espírito no
Pentecostes. É algo como a fundação de uma empresa. Ela é fundada uma vez, e
cada vez que a empresa contrata um novo empregado não precisa ser fundada
novamente. O novo empregado é simplesmente acrescentado à empresa já fundada.
Da mesma forma, quando alguém é salvo hoje, ele é acrescentado, pela presença
interior do Espírito, a um corpo já batizado. Como mencionado, isso é chamado o
selo do Espírito (Ef 1:13; 2 Co 1:21-22).
Levando
nossa ilustração um pouco mais adiante, suponha que estamos numa reunião da
diretoria da empresa e ouvimos um dos diretores dizer: “Fomos fundados há 100 anos”. Não teríamos dificuldade em entender
o que ele quis dizer. Mas alguém que não entende isso muito bem poderia
perguntar: “O que ele quer dizer? Nenhuma dessas pessoas na reunião tem mais de
60 anos de idade. Como ele pode dizer: ‘Nós... há 100 anos...?’” Bem, o diretor
estava falando representativamente da
empresa. Da mesma forma, sendo parte do grupo de Cristãos que foi batizado no
Pentecostes, Paulo e os Coríntios foram incluídos nesse batismo, assim como
também fomos.
W.
Scott disse: “O batismo de todos os crentes em um corpo é um ato institucional
e nunca repetido. Como resultado desse batismo espiritual, um corpo é formado,
e os crentes se acham nesse corpo batizado pelo Espírito, quando são selados
por Deus” (Some New Testament Teachings,
pág. 174).
Outro
expositor da revista Scripture Truth
disse: “Examinemos agora algumas das ações atribuídas ao Espírito Santo.
Primeiro, aprendemos que Ele batiza. A Escritura mostra claramente que esse
batismo é um fato histórico
realizado, que ocorreu uma vez por todas no Pentecostes” (Scripture Truth, vol. 21, pág. 102).
J.
N. Darby disse: “Quanto a uma pessoa ser batizada com o Espírito Santo, após o
Pentecostes, devo dizer que ela foi introduzida em um corpo já batizado” (Letters, vol. 3, pág. 446).
F.
G. Patterson disse: “O Espírito Santo os batizou em ‘um corpo’. Deixe-me dizer
que não é dito na Escritura, que um indivíduo
foi batizado com o Espírito Santo, nem mesmo o próprio Senhor” (The
Church of God, the Body of Christ, pág. 27).
W.
T. P. Wolston disse: “Se o batismo do Espírito Santo ocorreu no Pentecostes, a
Escritura diz que ele sempre será repetido? Eu creio nitidamente que não. O
Espírito Santo veio, Ele está aqui. O Espírito Santo foi recebido e, portanto,
não há nenhum batismo novo a ser buscado” (Another Comforter, pág. 226). Ele
também disse: “O batismo do Espírito Santo ocorreu uma vez, e apenas uma vez,
por tudo que li a seu respeito na Escritura”.
Portanto,
o batismo do Espírito não é algo que está acontecendo hoje como uma experiência
pós-salvação, nem é o que introduz crentes ao corpo de Cristo. Foi uma ação
histórica do Espírito que há muito se consumou e nunca mais será repetida.
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