CORPO DE CRISTO, O – A figura de um
corpo humano é usada na Escritura para descrever a Igreja de Deus (a
assembleia) na Terra em relação a Cristo no céu (Rm 12:4-5; 1 Co 12:12). Os
crentes no Senhor Jesus Cristo são vistos como os membros do corpo – cada um
tendo uma “função” diferente (Rm
12:4) – com Cristo sendo a Cabeça. Essa união da Cabeça e do corpo é mantida
pela presença interior do Espírito Santo. Os que ensinam sobre a Bíblia às vezes
se referem a ele como o corpo “místico” de Cristo, o que significa que essa
união é algo que a visão física não distingue. O apóstolo Paulo é o único
escritor do Novo Testamento a usar essa figura, e ela só é encontrada em quatro
de suas epístolas – Romanos, 1 Coríntios, Efésios e Colossenses.
É
a única associação de membros sobre a
qual a Escritura se refere com relação aos crentes no Senhor Jesus Cristo. C.
H. Mackintosh disse: “Não há nada na Escritura como ser membro de uma igreja” (The Assembly of God, pág. 10). J. N.
Darby disse: “Relação de membros de uma assembleia é desconhecida na Escritura,
e ali (na assembleia) estão os membros do corpo de Cristo” (Collected Writings, vol.31, pág. 383).
No entanto, os Cristãos muitas vezes falam de “seu corpo” e “nosso corpo” em
referência às várias comunhões feitas pelo homem na Cristandade, subentendendo
que Cristo tem muitos corpos na Terra, o que é uma negação prática de Efésios
4:4, que diz: “Há um só corpo”.
O “um só corpo” refere-se a todos os
Cristãos na Terra, onde quer que estejam, a qualquer momento. Seu aspecto atual
não inclui Cristãos que morreram e
partiram para estar com o Senhor. Isto pode ser visto no fato de ser dito que
os membros do Corpo de Cristo sofrem com aqueles membros que estão sofrendo (1
Co 12:26), e certamente não há sofrimento no céu. No entanto, todos os Cristãos
serão parte do corpo em seu estado completo, quando Cristo vier para reinar em
Seu reino milenar (Ef 1:23). Assim, os que já partiram não perdem nada no
final, mesmo que eles atualmente não sejam vistos como estando no corpo no
momento.
W.
J. Hocking disse: “Dificilmente se pensaria que há fundamento na Escritura que
a Igreja de Deus, isto é, a Igreja de Deus composta de todos os crentes em
Cristo desde Pentecostes até o dia de Sua vinda, seja descrita como o corpo. O
corpo é algo vivo em qualquer momento aqui na Terra, embora associado com
Cristo no céu. Aqueles santos que dormiram e estão agora com Cristo, ainda
fazem parte da assembleia que Cristo está construindo, mas o corpo de Cristo é
o organismo vivo na Terra”. (Christ and
His Church, pág. 42).
J. N. Darby disse: “Isto
é evidente: pelo fato de o Espírito Santo estar aqui embaixo, os santos que já
partiram não participam do corpo no presente, mas certamente eles definitivamente,
fizeram parte do corpo – do corpo agora na mente e propósito de Deus, embora
não de fato, por terem saído da cena em que o corpo foi formado pelo Espírito
Santo que desceu do céu” (Letters,
vol.1, pág. 511). Ele também disse: “Não nos é dito nada a respeito dos
espíritos que partiram, senão que eles estão com Cristo. Eles não perderam
nenhum privilégio a não ser aqueles que dizem respeito às coisas aqui na Terra.
Certamente eles não estão separados de Cristo para se reunir com Ele depois,
pois, tal separação não poderia ocorrer, digo isto por uma questão de fé e de
princípios básicos; mas os irmãos que partiram não fazem mais, pessoalmente,
parte do corpo (de Cristo), na sua condição presente, por estar o corpo de fato aqui embaixo... É verdade que
todos os santos entre esses dois grandes eventos pertencem ao corpo de Cristo na mente e no conselho de Deus. Mas aqueles que
morreram perderam sua atual conexão com o corpo, tendo passado da esfera onde o
Espírito Santo está pessoalmente. Eles deixaram de estar em sua unidade – o
corpo deles, não estando ainda ressuscitado, não participa mais do corpo como é
reconhecido por Deus” (Letters,
vol.1, pág. 527).
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