quinta-feira, 11 de maio de 2017

LIMPEZA (Lavagem)



LIMPEZA (Lavagem) – A Bíblia fala da purificação da alma Cristã de três maneiras:
  • Limpeza moral.
  • Limpeza judicial.
  • Limpeza prática.

1) Limpeza moral

É efetuada em uma pessoa quando ela nasce de novo. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus (da qual a água é uma figura) para comunicar vida divina à alma, e a pessoa é assim “lavada” ou purificada (Jo 13:10a, 15:3; 1 Co 6:11). Ele “todo limpo está” (Jo 13:10b). Essa é uma limpeza de uma vez por todas, pois a lavagem que ocorre no novo nascimento nunca mais é repetida em alguém. A versão de W. Kelly traduz isso como estar “banhado”, significando lavagem de uma vez por todas. Como resultado, há algo novo e limpo na pessoa – uma nova vida com uma nova natureza. Em virtude dessa purificação, ela passa a fazer parte da família de Deus, e, portanto, ela nunca entrará em juízo eterno.

2) Limpeza judicial

Enquanto a limpeza moral torna alguém um filho na família de Deus, ela não o torna, por si só, um Cristão. Para ter o lugar distinto de ser um Cristão na família de Deus, uma pessoa precisa de mais limpeza – o que é efetuado pelo sangue de Cristo (o símbolo de Sua obra consumada) quando aplicado por fé ao coração e à consciência. Isso requer que a pessoa tenha entendimento do evangelho da graça de Deus e que receba Cristo como seu Salvador. Esse segundo tipo de limpeza tem a ver com a purificação da consciência, e é o que leva uma pessoa à plena posição Cristã diante de Deus em Cristo, sobre a qual ela é selada com o Espírito Santo (Hb 9:14; Ef 1:13). Assim, um Cristão é aquele que foi “lavado” com água (Jo 13:10a, Hb 10:22) e “lavado” no sangue de Cristo (1 Jo 1:7; Ap 1:5). O Sr. Darby distinguiu estas duas lavagens como: “limpeza moral” e “limpeza judicial” (Collected Writings, vol. 13, págs. 236, 238).
Assim, há dois agentes de limpeza necessários para fazer de uma pessoa um Cristão – água e sangue. A água trata do nosso estado imundo e o sangue trata da nossa culpa – a nossa consciência contaminada. Os santos do Velho Testamento nasceram de novo, e assim foram limpos pela água da Palavra de Deus, mas eles não tiveram uma limpeza judicial da consciência efetuada pelo sangue, porque Cristo ainda não havia consumado a redenção. Consequentemente, a consciência deles não foi purificada, como foi a consciência dos Cristãos (Hb 9:14, 10:2). Isso pode ser notado no fato de que eles viveram com certo grau de temor de que seus pecados fossem conduzidos por Deus a julgamento (Sl 25:11, 18 etc.).
Em João 19:34, o “sangue” é mencionado antes da “água”, porque está registrando o fato histórico, enquanto que em 1 João 5:6-8, a água é colocada antes do sangue, porque se refere à ordem de sua aplicação na vida dos homens. Um é o lado de Deus e o outro é o do homem. Diante dos olhos de Deus, o sangue deve vir primeiro. O sangue é necessário para que os homens sejam abençoados. Todas as obras de Deus por Sua Palavra e Seu Espírito, com relação ao novo nascimento, são dependentes e têm em vista o fato de Cristo ter entrado no mundo para pagar o preço pelo pecado – do qual o sangue fala (Hb 9:22). J. A. Trench disse: “Um dos soldados com uma lança perfurou Seu lado, e imediatamente saiu sangue e água” (Jo 19:34). Essa é a ordem histórica, e nela o sangue vem em primeiro lugar, como a base de tudo o que era necessário para a glória de Deus e para nossa bênção. Em relação à aplicação para nós, como João coloca em sua epístola (1 Jo 5:6), a água vem em primeiro lugar: Este é aquele que veio por água e sangue... e o Espírito é o que testifica” (Scripture Truth, vol. 1, pág. 22).

3) Limpeza prática

Há um terceiro tipo de limpeza no Novo Testamento que tem a ver com a água da Palavra de Deus sendo aplicada ao andar e às maneiras dos crentes (Jo 13:10b, Ef 5:26). Isso tem a ver com a limpeza prática. Devemos deixar que o Espírito de Deus aplique a Palavra de Deus ao nosso coração e consciência em nossa leitura diária da Escritura, e se Ele traz à luz algo em nós que é inconsistente com a santidade de Deus, devemos julgar a nós mesmos e tirar tal coisa de nossa vida, e assim então somos purificados de uma maneira prática. Quando conduzimos nossa vida de acordo com as direções práticas da vida santa na Palavra de Deus, teremos como resultado a limpeza prática. Enquanto a limpeza moral e judicial é efetuada por Deus em nós de uma vez por todas, a limpeza prática é responsabilidade do Cristão. Ela deve acontecer continuamente na vida de um crente, e, dessa forma, a comunhão com Deus será ininterrupta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário