terça-feira, 27 de junho de 2017

HERESIA


HERESIA – Refere-se a uma divisão exterior (visível) no testemunho Cristão, onde alguns se separam como um grupo distinto. “Heresia” é fazer uma “seita” entre Cristãos e é traduzida como tal em 1 Coríntios 11:19 na Tradução J. N. Darby. É um mal que emana da carne – a natureza caída do pecado (Gl 5:20). Na Escritura é aplicada às divisões que se desenvolveram na religião judaica (At 5:17, 15:5, 24:5, 26:5) e nas divisões que se desenvolveriam no Cristianismo (1 Co 11:19; Gl. 5:20; 2 Pe 2:1).
Heresia não é o mesmo que “cisma”, que é uma ruptura ou divisão interior (invisível) entre os Cristãos (1 Co 11:18). Aqueles envolvidos em um cisma ainda se reunirão exteriormente com aqueles com quem eles têm uma divergência, mas provavelmente estarão infelizes (Rm 16:17; 1 Co 1:10, 3:3, 11:18). Este era o caso com os Coríntios. O apóstolo Paulo os advertiu que, se os cismas existissem, e não fossem tratados e julgados como maus, haveria “entre vós heresias” que surgiriam desses cismas (1 Co 11:18-19). Assim, uma divisão interior (um cisma) se desenvolverá em uma divisão exterior (uma heresia), com o passar do tempo. Uma pessoa que conspira uma divisão exterior entre os Cristãos é um “herege” (Tt 3:10). Paulo nos diz que, se nos encontrarmos com uma pessoa que tem agido em vontade própria e se separado com o seu partido, devemos “depois de uma e outra admoestação”, evitá-lo (Tt 3:10).
A palavra heresia é comumente considerada como sendo uma má doutrina e foi popularizada como tal pela Igreja Católica Romana há centenas de anos. Eles rotularam como hereges todos aqueles que não sustentavam suas doutrinas. Os que ensinam sobre a Bíblia hoje às vezes usam o termo de forma convencional para indicar erros doutrinários, mas a heresia, no seu significado bíblico, não implica necessariamente má doutrina. G.V. Wigram nos diz que o pior e mais difícil tipo de heresia a ser detectado é aquele que não envolve má doutrina, embora o espírito de criação de partido e divisão está ali presente. (Memorials of Ministry of G.V. Wigram, vol. 2, pág. 91). Heresia se tornou sinônimo de má doutrina provavelmente porque a maioria dos hereges geralmente formam sua divisão em torno de uma má doutrina (2 Pe 2:1).
         Assim, uma heresia/seita é a formação de uma comunidade de crentes fora e separada da única comunhão à qual todos os Cristãos têm sido chamados na Escritura – expressada pela “Mesa do Senhor” (1 Co 1:9, 10:21). O mal da heresia é que ela divide o testemunho Cristão em grupos e comunhões separados, cada um com seus próprios estatutos e administração etc. Não é a vontade de Deus ter Cristãos assim divididos. Ele gostaria de tê-los reunidos em um terreno de comunhão (mesmo que eles estejam em várias localidades em todo o mundo), de modo a expressar o fato de serem “um só corpo” (Ef 4:4). A criação de todas essas igrejas na Cristandade (“plantação de igrejas” como é chamado) geralmente é feita com boas intenções, mas em ignorância com relação ao modo de Deus reunir os Cristãos para adoração e ministério. Portanto, precisamos mostrar muita paciência para com aqueles que estão nessas comunhões feitas pelo homem. Ainda assim, todos esses esforços para formação de igrejas, destroem a unidade do corpo na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário