terça-feira, 3 de outubro de 2017

SACERDÓCIO DOS CRENTES, O


SACERDÓCIO DOS CRENTES, O – três esferas de privilégio e responsabilidade que os Cristãos têm na casa de Deus – sacerdócio, dom e ofício.
Quanto ao sacerdócio dos crentes, o livro de Apocalipse nos ensina que todos os Cristãos são “sacerdotes para Deus”, e que foram feitos assim pela obra consumada de Cristo na cruz (Ap 1:6, 5:10). O apóstolo Pedro confirma isso, ao dizer que somos um “sacerdócio santo” que tem o privilégio de “oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis [aceitáveis – TB] a Deus por Jesus Cristo” (1 Pe 2:5, 9). Considerando que todos somos sacerdotes, a epístola aos Hebreus exorta os Cristãos como um todo a aproximar-se de Deus dentro do véu (no Santo dos Santos) e a dedicar-se a algo que apenas os sacerdotes podem fazer (Hb 10:19-22). Tal exortação não foi dada a nenhum outro senão àqueles que são sacerdotes. Além disso, o fato de que essa epístola diz que o Senhor é “um Sumo Sacerdote” implica que há uma casta de sacerdotes abaixo d’Ele.
Uma vez que a Escritura ensina que todos os Cristãos são sacerdotes e que todos os irmãos têm o mesmo privilégio de exercer seu sacerdócio publicamente na assembleia, em reuniões para adoração e oração, precisamos apenas esperar no Espírito de Deus para conduzir as orações e louvores dos santos. Se permitirmos que Ele conduza a assembleia, em Seu legítimo lugar, Ele guiará um e outro irmão para expressar audivelmente a adoração e louvor como a boca da assembleia. Claro que o exercício das funções sacerdotais não se limita à assembleia, mas também pode ser exercido em particular, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário