segunda-feira, 20 de novembro de 2017

VIVIFICAÇÃO



VIVIFICAÇÃO – Esta palavra significa “ser trazido à vida”. Pode ser aplicado à alma (Jo 5:21, 6:63; Ef 2:1, 5; Cl 2:13) e também ao corpo humano (Rm 4:17, 8:11; 1 Tm 6:13), e até ao corpo do Senhor (1 Pe 3:18).
Quanto à alma, Deus trabalha sobre os eleitos em poder soberano para trazer pessoas espiritualmente mortas para a vida, transmitindo-lhes uma vida divina (Ef 2:1, 5a). Como resultado, quando uma pessoa é assim despertada, recebe as faculdades espirituais pelas quais é capaz de ouvir e entender as comunicações espirituais de Deus – ou seja, o evangelho. Ao crer no evangelho e descansar por fé na obra consumada de Cristo, a alma “vivificada” é “salva” (Ef 2:5b, 8). Assim, a vivificação refere-se à mesma ação do Espírito como sendo “nascido de novo”, mas vista de uma perspectiva diferente:
  • O novo nascimento vê a condição do homem como tendo uma natureza corrompida e, portanto, precisa de uma nova vida e uma nova natureza, que Deus transmite por Seu poder soberano.
  • Vivificação vê a condição do homem sob a perspectiva de estar morto e, assim, precisando de uma nova vida de Deus, que a vivificação transmite. 
Sem que Deus trabalhe soberanamente dessa maneira nas almas, ninguém creria no evangelho, porque antes de serem vivificados, os homens estão espiritualmente inconscientes (estando mortos) e, portanto, não têm capacidade de ouvir e responder ao chamado de Deus. (Veja: Novo Nascimento e Livre Arbítrio)
Quanto ao nosso corpo, Romanos 8:11 afirma que o corpo do crente será vivificado, e assim glorificado pelo Espírito Santo. Não nos diz quando isso acontecerá, mas sabemos, por outras passagens, que isso ocorrerá no Arrebatamento (1 Co 15:51-56; Fp 3:21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário