segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

CISMA


CISMA – Um “cisma” é uma divisão interna ou uma partição entre os Cristãos (1 Co 11:18). Aqueles envolvidos em um cisma ainda se reunirão externamente com aqueles com quem se divergem, mas provavelmente estarão infelizes (Rm 16:17; 1 Co 1:10, 3:3, 11:18). Esse era o caso com os coríntios. O apóstolo Paulo os advertiu que, se os cismas existissem e não fossem tratados e julgados como mal, surgiriam “entre vós heresias”, brotando desses cismas (1 Co 11:18-19). Assim, uma divisão interna deixada sem julgamento evoluirá para uma divisão externa. (Veja: Heresia)
Em Romanos 16:17, Paulo diz: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos [motivos de tropeço] em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles” (ARA). Isso se refere àqueles que causam essas rupturas internas entre os santos. Aqueles que “causam” divisões são os líderes ou instigadores e não aqueles que simplesmente seguem o movimento. Assim, devemos distinguir os líderes dentre aqueles que se desviaram nessas questões. Devemos “nos afastar” dos líderes, mas nos achegar e tentar ajudar aqueles que estão sendo atraídos para um movimento de divisão.
Paulo diz que a maneira pela qual esses promotores de divisão obtêm seguidores é por meio de “suaves palavras e lisonjas (elogios), e as pessoas que são enganadas por eles são os “símplices” e “desavisados” (Rm 16:18). Absalão é um exemplo do homem que divide uma assembleia (2 Sm 15-18). Ele atraiu pessoas após si, que “iam na sua simplicidade”, que “nada sabiam daquele negócio” (2 Sm 15:11). Seu método era concordar com aqueles que tinham alguma queixa e beijá-los. O resultado foi que ele furtou “o coração dos homens de Israel” (2 Sm 15:1-6). A formação do seu partido não aconteceu da noite para o dia; demorou “quatro anos” (2 Sm 15:7 – ARA). Lentamente, mas com certeza, Absalão abalou a muitos em Israel que o seguiram e o resultado foi a divisão em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário