EM CRISTO & CRISTO EM VOCÊ
– Essas são
expressões técnicas usadas pelo apóstolo Paulo para indicar a posição e o estado do Cristão.
“Em Cristo” é um termo
posicional indicando a ligação do Cristão com Cristo no mesmo lugar de favor
que Ele está diante de Deus. Literalmente, significa estar “no lugar de Cristo perante Deus” (Rm 6:11, 23, 8:1, 39 etc.). Esse
lugar foi assegurado para nós por meio da ressurreição de Cristo dentre os
mortos e de Sua ascensão à mão direita de Deus como um Homem glorificado. É uma
posição que pertence a todo crente no Senhor Jesus Cristo, independentemente do
seu estado de alma porque tem a ver com a imutável posição do Cristão perante
Deus. O Cristão, mesmo que tenha morrido, ainda é visto como estando “em Cristo”! (1 Ts 4:16; Rm 8:38-39). Está
é nossa ligação com Ele como Cabeça da raça da nova criação, da qual somos os
Seus “muitos irmãos” (Rm 8:29; 2 Co
5:17). Assim, o termo indica a posição especial que os Cristãos têm e que os
santos do Velho Testamento não tiveram, pois, em seus dias, Cristo ainda não
havia vindo, nem havia subido ao alto como um Homem glorificado. Na verdade,
todas as nossas distintivas bênçãos Cristãs estão “em Cristo”. (Veja: Bênção)
“Cristo em você” é um termo que
muitos Cristãos geralmente entendem mal. Eles pensam que isso significa que
Cristo habita pessoalmente neles. Por isso, muitas vezes ouvimos frases como: “Cristo
habita em mim”, ou “Jesus vive em mim”! Embora seja verdade que o crente é
habitado por uma Pessoa divina, não é
Cristo Quem habita nele, mas o Espírito Santo (Jo 14:17; At 5:32; Rm 5:5; 1 Co
6:19; 1 Ts 4:8; Tg 4:5; 1 Jo 3:24). Não têm ajudado muito frases de
evangelistas modernos como: “Abra seu coração e deixe Jesus entrar” ou “Peça a
Jesus para entrar em seu coração” etc. A Escritura não apoia a ideia de que há
duas Pessoas divinas que habitam no Cristão. É verdade que Ele é Onipresente
(um atributo da deidade) e que, em espírito, Ele está em todo o lugar, mas Ele
pessoalmente reside no Seu próprio corpo Humano glorificado no céu.
Certas passagens da
Escritura dizem: “Já estou crucificado com Cristo; e
vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na
carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo
por mim” (Gl 2:20). “Cristo em vós,
esperança da glória” (Cl 1:27). “Quem
come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele”
(Jo 6:56). “Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu
em vós” (Jo 14:20). Essas passagens não estão se referindo a Cristo habitando
pessoalmente nos crentes, embora seja compreensível como uma pessoa poderia
erroneamente concluir isso delas. Em vez disso, elas estão se referindo a um
estado subjetivo nos crentes, que resulta por eles terem a vida de Cristo. Esses versículos estão simplesmente afirmando que
temos a Sua própria vida e natureza em nós e, portanto, a capacidade de ter
suas características morais formadas e manifestadas em nós pelo Espírito (2 Co
3:18). Portanto, Cristo está em nós moralmente, mas não pessoalmente. Colossenses
1:27 está se referindo a isso em um sentido coletivo – indicado pelo “vós”. Comentando este versículo, W.
Kelly disse: “É a vida de Cristo em nós em sua manifestação completa do seu
caráter de ressurreição” (Lectures on
Colossians, pág. 108). Outro expositor disse: “É dito em Colossenses que o Mistério
é ‘Cristo em vós, esperança da glória’
como tendo um efeito presente na reprodução das características de Cristo nos
gentios” (Precious Things, vol. 3, pág. 120). Portanto,
Cristo está conosco em espírito – como uma Pessoa onipresente (Mt 18:20, 28:20;
Hb 13:5), mas Ele não habita em nós pessoalmente, como o Espírito Santo habita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário