APOSTASIA – Refere-se ao
abandono formal da fé[1]
que a pessoa uma vez professou. Apostasia pode ser do judaísmo (At 21:21 – “apostatarem de Moisés” – TB) ou pode
ser do Cristianismo (1 Tm 4:1 – “apostatarão
alguns da fé”; 2 Ts 2:3 – “a
apostasia”). Ela é indicada na Escritura pelas expressões “desviar” ou “recair” (Lc 8:13; 2 Ts 2:3; Hb 6:6).
Apostatar
é algo que só pode ser feito por um crente meramente professo. Um verdadeiro
crente pode ter uma queda e andar distante do Senhor, mas ele não abandonará a fé. Apostasia é uma coisa muito
solene, pois, uma vez que alguém se apostata, não há esperança de ele se voltar
em arrependimento. A Escritura diz que isso é “impossível” (Hb 6:4-6.). Assim, os tais estão condenados, embora
eles ainda estejam vivos neste mundo! As seguintes passagens se referem a
apóstatas: Mt 7:21-23, 12:43-45, 13:5-7, 20-22; Mc 3:28-30; Jo 15:2, 6; At 1:25;
Rm 11:22; 1 Co 9:27, 10:12; Hb 2:1-4, 3:7-15, 6:4-6, 10:26-31, 12:12-29; 2 Pe
2:1, 20-21; Ap 8:8-12.
Poderíamos
perguntar: por que as advertências sobre apostasia foram registradas na Bíblia
– um livro escrito para crentes – se os crentes não podem apostatar? A resposta
é que em muitas passagens os escritores divinamente inspirados do Novo
Testamento não estão se dirigindo exclusivamente
a crentes. A Escritura indica que ao longo do tempo o testemunho Cristão iria se
deteriorar em uma mistura profana de verdadeiros crentes e os meramente
professantes (Mt 13:25 etc.). Sendo assim, os escritores do Novo Testamento inlcluíram,
em suas observações aos santos, advertências contra aqueles que se transitavam
entre eles e que não eram verdadeiros. Essas pessoas estavam correndo o risco
de caírem em apostasia. Tais advertências foram destinadas a atingir a
consciência delas e despertá-las para a realidade de que elas não eram salvas,
e que precisavam ser, porque se virassem as costas para a fé que tinham professado,
seriam condenadas para sempre como apóstatas!
Muitos
Cristãos não sabem a diferença entre queda
e apostasia e a confusão entre essas
duas coisas os tem levado a conclusões erradas – e uma dessas conclusões é que
os crentes podem perder sua salvação. A diferença entre queda e apostasia é
ilustrada em Pedro e Judas. Ambos se afastaram do Senhor; com Pedro era uma
queda e ele foi restaurado mais tarde, mas com Judas era a apostasia, e não
houve retorno. W. Scott disse: “Para queda há remédio; para apostasia não há
nenhum” (Doctrinal Summaries, pág. 44). (Veja: Queda e Fé)
[1] N. do T.: Como regra, quando o
artigo “a” é usado com “fé”, se
refere à revelação Cristã da verdade. Por exemplo, Judas 3 diz: “A fé que uma vez foi entregue aos
santos”. Mas quando o artigo “a” não
é mencionado, se refere simplesmente à energia interior da confiança de uma
alma em Deus.
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