IMAGEM & SEMELHANÇA
– Quando Deus
criou o homem, Ele disse: “Façamos o
homem à Nossa imagem, segundo a Nossa semelhança” (Gn 1:26).
A “imagem” tem a ver com o homem ter
sido colocado numa posição de representante visível de Deus na criação (1 Co
11:7). A “semelhança” tem a ver com
o homem ter sido feito moralmente como Deus, sem pecado (Gn 5:1; Tg 3:9).
Quando
o homem caiu, ele deixou de ser moralmente como Deus. Por isso, em seu estado
caído, o homem perdeu sua semelhança com Deus. Daí em diante não se fala mais
de o homem ser “à semelhança de Deus”.
Na verdade, fala-se da posteridade de Adão ser “à sua semelhança” (Gn 5:3), o que implica que Adão passou a seus
descendentes a sua natureza pecaminosa, que ele adquiriu na queda (Rm 5:12; Sl
51:5). No entanto, mesmo em seu estado caído, é dito do homem ser “à imagem de Deus” (Gn 9:6). A queda
não o eximiu de sua responsabilidade de representar Deus. Mas triste é dizer
que essa imagem no homem foi manchada pelo pecado. O homem não representou Deus
devidamente na criação.
Quando
Cristo veio ao mundo, a Escritura diz que Ele era “a imagem de Deus” (2 Co 4:4; Cl 1:15; Hb 1:3). Ele não foi “feito” à imagem de Deus (como o homem
foi) – Ele era “a imagem de Deus” em
virtude de ser Quem Ele era. Assim, Ele representou perfeitamente a Deus como
Cabeça da criação. No entanto, a Escritura não
diz que Cristo era “à semelhança de Deus”,
como o homem era quando Deus o criou. A razão para isso é que, quando Cristo
andou aqui, Ele não era como Deus,
Ele era Deus (Jo 1:1). A Escritura
diz que ao entrar na Humanidade, Cristo foi “feito semelhante aos homens” (Fp 2:7 – TB; Rm 8:3). Isso não
significa que Cristo tomou a carne pecaminosa em união Consigo mesmo. Ele não
era semelhante ao homem moralmente.
Esta afirmação refere-se ao fato de o Senhor ser semelhante aos homens na sua
constituição – tendo um espírito humano (Jo 13:21), uma alma humana (Jo 13:27)
e um corpo humano (Hb 10:5). Embora fosse um Homem real, Ele era “sem pecado [pecado à parte – JND]” (Hb 4.15) – isto é, sem a natureza pecaminosa.
A boa notícia é que
Deus, em graça, criou uma nova raça de homens sob Cristo (2 Co 5:17; Ef 2:10;
Ap 3:14), na qual tanto a semelhança como a imagem são recuperadas. Os “muitos irmãos” (os crentes) de Cristo
na nova raça agora podem exibir os traços morais de Deus e, assim, representar
a Deus na Terra convenientemente (Rm 8:29; Hb 2:11). A epístola aos Efésios
realça a “semelhança de Deus” sendo
exibida nessa nova raça (Ef 4:24-32), e a epístola aos Colossenses realça o
fato de que a nova raça se “renova para
o conhecimento, segundo a imagem daqu’Ele” que criou essa nova raça de homens (Cl 3:10). Assim, a nova raça sob
Cristo recuperou aquilo que a velha raça perdeu sob Adão.
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