terça-feira, 22 de agosto de 2017

NOVA CRIAÇÃO



NOVA CRIAÇÃO – Refere-se à nova raça de homens que Deus está criando atualmente sob Cristo, “o último Adão” e “o segundo Homem” (1 Co 15:45, 47). Uma vez que a primeira raça de homens sob Adão falhou terrivelmente (Ec 7:20; Rm 3:23), Deus Se propôs a fazer uma raça completamente nova sob Cristo que O representará adequadamente neste mundo e O glorificará em todas as coisas.
A Escritura indica que o Senhor Jesus Se tornou a Cabeça desta nova raça, quando Ele ressuscitou de entre os mortos. Diz que Ele é “o Princípio, o Primogênito dentre os mortos” (Cl 1:18b). Ou seja, ao Se levantar da morte, Cristo foi o “princípio” de uma nova ordem de humanidade (Ap 3:14). Hebreus 2:10 comprova isso, afirmando que, em Deus trazendo “muitos filhos” (uma nova raça) para “glória” (uma condição glorificada), “o Príncipe [Autor] da salvação deles” (o Senhor) primeiro teria que ser feito “perfeito”. Isso, novamente, refere-se à ressurreição e glorificação de Cristo (Lc 13:32; Hb 5:9). Assim, aqu’Ele que estava destinado a ser a Cabeça desta nova raça teve que ser glorificado primeiro, antes que pudesse haver uma raça glorificada sob Ele. “Glória” (a glorificação do espírito, da alma e do corpo) é algo que não havia sido predito da velha raça sob Adão, embora Deus tenha dito que a primeira ordem do homem era “muito boa” (Gn 1:31). Isso mostra a superioridade dessa nova raça. Sendo a Cabeça, Cristo tem o lugar de “Primogênito” (primeiro em posição e destaque) nessa raça. Isso significa que Ele é distinguido dos outros na raça, tendo a “preeminência” em “todas as coisas” (Cl 1:18b). (Veja: Primogênito e Cabeça de Cristo)
Aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo e assim são selados com o Espírito Santo (Ef 1:13), fazem parte dessa nova raça por essa conexão. Eles têm um vínculo inseparável com Cristo, a Cabeça, por meio da habitação do Espírito. Isso é indicado nas epístolas de Paulo pela expressão “em Cristo” (2 Co 5:17; Gl 6:15 etc.). No mesmo dia em que o Senhor ressuscitou dentre os mortos, Ele conectou os discípulos Consigo mesmo na vida de ressurreição ao assoprar neles e dizer: “Recebei o Espírito Santo”[1] (Jo 20:22). Isso foi algo semelhante ao que o Senhor fez com Adão na primeira criação quando Ele soprou nele “o fôlego da vida” (Gn 2:7), mas agora era em conexão com Ele sendo a Cabeça da nova raça de homens.
Estando nessa nova raça, os Cristãos são referidos como “irmãos” de Cristo (Rm 8:29; Hb 2:11). A Escritura diz: “Assim O que santifica (Cristo), como os que são santificados (Cristãos), são todos de um” (Hb 2:11). Isso refere-se àqueles dessa raça da nova criação que são da mesma natureza e espécie que o próprio Cristo. “Todos de um” não se refere à unidade do corpo de Cristo, nem fala da unidade na família de Deus, mas da nossa unidade de espécie na nova criação. É uma expressão que indica que estamos unidos com Ele como uma massa, sendo da mesma substância que Ele é. Para indicar isso, a Escritura fala daqueles na nova criação como sendo “de Cristo” (Gl 3:29, 5:24). Portanto, estando nessa nova raça, não estamos apenas “em Cristo” quanto à nossa posição, mas também somos “de Cristo” quanto à nossa unidade de espécie com Ele.
Um exemplo de unidade de espécie é quando a mulher de Adão foi trazida a ele. Ele tinha visto as várias criaturas passarem diante dele – cada uma era “segundo a sua espécie” (Gn 1:21, 24-25). No entanto, não foi encontrada nenhuma entre todas aquelas criaturas que fosse da espécie de Adão e, assim, todas elas eram inadequadas para ele. Mas quando Deus trouxe a mulher para Adão, pela primeira vez ele viu uma de sua própria espécie. Ele disse: “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne” (Gn 2:23). Da mesma forma, somos “um” com Cristo nesta nova ordem de humanidade. Estamos num grupo e numa espécie com Ele, e assim, inteiramente adequados a Ele. Por isso, Hebreus 2:11 continua dizendo que Cristo “não Se envergonha de lhes chamar irmãos”. Se Adão tivesse tomado uma das outras criaturas para ser sua esposa, teria ficado envergonhado. Mas quando Deus lhe deu a mulher, que era alguém da sua espécie, ficou muito satisfeito. Da mesma forma, Cristo Se alegra de nos apresentar como Seus irmãos. Ele diz: “Eis-Me aqui a Mim e aos filhos que Deus Me deu” (Hb 2:13).
Vale ressaltar que, embora o Senhor não Se envergonhe de nos ter identificado com Ele, como Seus irmãos, a Palavra de Deus nunca nos diz para chamá-Lo de “nosso Irmão mais velho”, ou usar outros tais termos de familiaridade. Ele tem uma Glória de Preeminência como a Cabeça da nova criação que O distingue de todos os outros na raça. É uma glória que Ele não compartilha (Jo 17:24). As palavras do Senhor a Maria indicam esse lugar especial e distinto que pertence a Ele apenas. Ele disse: “Eu subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus, e vosso Deus” (Jo 20:17). Note que Ele não disse “nosso” Pai e “nosso” Deus, mas menciona a Si próprio em relação ao Seu Pai e Seu Deus de forma distinta da dos crentes. Isso mostra que, como Homem, Ele tem preeminência em todas as coisas na raça da nova criação.
Além disso, nessa nova ordem de humanidade não há distinções de nacionalidade, sociais, de sexo etc., assim como há na primeira raça sob Adão (Gn 1:27; 1 Co 11:3-14). O apóstolo Paulo disse: “Não há judeu nem grego, não há servo nem livre, não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3:28, 6:15). Uma vez que essa raça é assexuada, novas pessoas não são adicionadas a ela por meio da procriação, mas por uma obra do Espírito Santo em um novo nascimento e salvação. Assim, cada pessoa que crê no Senhor Jesus Cristo é uma criação individual de Deus. Todos esses são “criados em Cristo Jesus” como partes individuais da “feitura Sua” (Ef 2:10, 4:24; Cl 3:10), como diz a Escritura: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criação” (2 Co 5:17 – TB). Somos inclinados a pensar que Deus cessou Sua obra de criação quando fez os mundos e colocou o homem na Terra, mas Deus ainda hoje está criando – no sentido em que estamos falando – acrescentando pessoas, como criações individuais, à nova raça sob Cristo.
Na velha criação, os anjos também foram criados individualmente, mas não devemos pensar que essa nova raça é semelhante à dos anjos. Na verdade, somos uma ordem superior de seres criados! Isso pode ser visto no fato de que quando Cristo ressuscitou dentre os mortos e ascendeu aos céus, como um Homem, Ele passou através do elevado lugar no qual os anjos estão, e levou a humanidade para um lugar muito acima do lugar dos anjos. Quando Ele entrou nos céus como um Homem, assentou-Se em um lugar “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef 1:21 – principados e poderes etc. são seres angélicos). Isso significa que não apenas Cristo está num lugar superior ao dos anjos, mas que agora existe uma raça inteira de homens sob Ele que é superior a esses seres angélicos também! Os homens desta raça da nova criação são agora da mais alta ordem das criaturas de Deus. Fomos uma vez parte de uma raça que foi criada “um pouco menor” do que os anjos (Hb 2:7), mas agora estamos em uma raça que não é apenas um pouco mais alta do que os anjos – estamos “muito acima” (Ef 1:21 – TB) deles!
        Como foi com Adão na velha criação, tudo na raça da nova criação leva o caráter da Cabeça da raça. Tem nela Sua marca de “justiça e santidade” (Ef 4:24). Assim, seremos não apenas fisicamente “como” Ele (Fp 3:21), mas também moralmente “como” Ele (1 Jo 3:2). Quanto à semelhança moral, a Escritura diz: “revistais[2] do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4:24). E, novamente, “tendo sido despido do velho homem com os seus feitos e tendo colocado o novo (homem), renovado para o pleno conhecimento de acordo com a imagem daqu’Ele que o criou, onde não há grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; mas Cristo é tudo e em todos” (Cl 3:9-11 – JND).
Como homens nessa raça (quando glorificados), seremos perfeitamente capazes de representar Deus no mundo vindouro, porque temos sido renovados no conhecimento segundo “a imagem daqu’Ele” que nos criou. (“Imagem”, na Escritura, sempre traz o pensamento de representação – Gn 1:26; Lc 20:24.) Sendo assim, o apóstolo continua dizendo que precisamos ser exercitados sobre o fato de termos sido revestidos, num sentido prático, dos traços morais do “novo homem” (Ef 4:24; Cl 3:10) – que são as características de Cristo – para que possamos manifestar a verdade de “Cristo em vós, a esperança de glória” (Cl 1:27 – JND)
Nossa conexão com Cristo na nova criação é frequentemente confundida com nossa conexão com Ele como membros de Seu corpo (místico). No entanto, são duas relações diferentes que temos com Ele. A diferença é que, como homens na nova raça, estamos “em Cristo” (2 Co 5:17; Gl 6:15) e somos “de Cristo” (Gl 3:29, 5:24), enquanto que, como membros de Seu corpo, estamos unidos “a Cristo” (2 Co 11:2; Ef 1:22, 4:15) e estamos em “o Cristo”. Pode haver algumas exceções, mas “o Cristo” é um termo nas epístolas de Paulo que indica a união mística da Cabeça e os membros de Seu corpo em uma unidade (1 Co 12:12; Ef 1:10, 3:4 – JND). Além disso, a nova criação é algo individual (2 Co 5:17 – “se alguém... ). A associação dos membros do corpo de Cristo é algo coletivo – muitas vezes referida pelos que ensinam sobre a Bíblia como união. Porém, a Escritura não fala da Igreja como estando “em Cristo”, mas como homens, na raça da nova criação que somos. Ambos são verdadeiros para os crentes; eles apenas indicam diferentes aspectos de nossa conexão com Cristo. W. Scott disse: “Quando a associação dos membros do corpo é apresentada a alguém, não se diz que ela está ‘em Cristo’. Nós (como membros de Seu corpo) não estamos na Cabeça. A união das várias partes e membros do corpo humano não está na cabeça, mas unidos à cabeça, e não nela. ‘Em Cristo’ transmite uma ordem e um caráter diferentes da verdade da união a Ele. Unido a Ele é o corpo; unido para Ele é a raça da nova criação. Ambos os caracteres, é claro, são verdadeiros para os crentes” (The Young Christian, vol. 5, pág. 14).
A perspectiva que Deus tem para essa nova raça é ter tudo nela “glorificado” com Cristo (Rm 8:17-18), e também manifestá-la como “filhos de Deus” diante do mundo no dia milenar vindouro (Rm 8:18; 2 Ts 1:10). Atualmente, não parecemos ser diferentes dos outros homens (1 Jo 3:2), mas isso é porque ainda estamos em nosso corpo de humilhação (Fp 3:21 - JND), que faz parte da ordem da velha criação. No entanto, “assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial” (1 Co 15:49). Ou seja, há um dia chegando quando seremos glorificados como Cristo – em espírito, alma e corpo. Isso significa que nosso corpo terá a capacidade que o Senhor demonstrou em Seu corpo depois que Ele Se levantou da morte – atravessando objetos físicos, viajando grandes distâncias em um momento de tempo etc. (Lc 24:33-36; Jo 20:19). A natureza caída do pecado em nós também será erradicada. Assim, estamos atualmente em um processo de transferência de Adão para Cristo, que não estará completo até que o Senhor venha por nós.




  [1] N. do T.: F. B. Hole comentando sobre João 20 diz: “Ele (o Senhor Jesus Cristo) soprou sobre – ou, mais corretamente, para – eles, e disse: Recebei Espírito Santo (JND), pois o artigo definido o está ausente no original... Na criação de Adão em Gênesis 2:7. Quanto ao seu corpo, Adão foi formado do pó da terra, mas a parte espiritual dele veio a existir pelo Senhor Deus, soprando em suas narinas o fôlego de vida, e assim ele foi feito uma alma vivente. Ora, nosso Senhor, que é o último Adão, é um espírito vivificante ou doador de vida, como lemos em 1 Coríntios 15:45, e aqui vemos Ele soprando para Seus discípulos Sua própria vida ressuscitada. Mas sendo assim, por que Ele disse: Recebei Espírito Santo? Porque a Sua própria vida como o Homem ressuscitado é na energia do Espírito Santo. Ele foi morto na carne, mas vivificado no Espírito (1 Pe 3:18 – TB). No dia de Pentecostes, como registrado em Atos 2, os discípulos realmente receberam o Espírito Santo, como uma Pessoa divina habitando o próprio corpo deles, mas aqui temos algo preliminar a isso. No mesmo dia em que Jesus entrou em Sua vida ressuscitada, conforme vivificado pelo Espírito de Deus, Ele a comunicou aos seus”.

  [2] N. do T.: Infelizmente, a versão KJV (assim como as versões em português), traduz os versículos 22-24 de Efésios 4 como se o se despir do velho homem e o se revestir do novo fosse algo que devêssemos fazer em nossas vidas. Contudo, isto não é um exercício Cristão; é algo que nós fizemos ao tomar nossa posição com Cristo. O versículo 22 deveria ser lido: “o fato do seu despojamento, de acordo com o trato anterior, do velho homem” (JND). E o versículo 24 deveria ser lido, “e vosso revestimento do novo homem” (JND).

2 comentários:

  1. Que coisa maravilhosa !!!!
    Como Deus pôde amar tanto pecadores inutein como nós ?
    É que Deus é amor !!!!!
    Louvado seja Deus para sempre.

    ResponderExcluir