terça-feira, 27 de junho de 2017

INFERNO









INFERNO – “Inferno” (“Geena[1] no grego) é a morada eterna dos condenados (Mt 5:22, 29, 30, 10:28, 18:9, 23:15, 33; Mc 9:43, 45, 47; Lc 12:5; Tg 3:6). É onde os perdidos serão punidos eternamente por seus pecados. Todas as pessoas que tiverem seu fim no inferno serão colocadas vivas lá, e assim sofrerão nesse lugar, não apenas em sua alma e espírito, mas também em seu corpo (Mt 10:28; Mc 9:43-47). Isso é diferente dos “tormentos” dos perdidos no estado intermediário no Hades (Lc 16:23), onde o sofrimento é na alma e no espírito, mas não no corpo. (Lc 16:23-24 menciona o perdido no Hades como tendo olhos e uma língua – que são partes do corpo humano – mas o Senhor se referia a eles simbolicamente. Ele não poderia estar falando literalmente do corpo deles, porque este estava no túmulo). (Veja: Hades)
O “lago de fogo” simboliza o inferno, o lugar eterno dos condenados (Ap 19:20, 20:13-15). Não é um lago literal ardendo em fogo. “Fogo”, na Escritura, é um símbolo de julgamento. Um “lago” é um lugar de confinamento, onde as águas de vários riachos e rios são ajuntadas. Portanto, o lago de fogo é um lugar de confinamento sob o julgamento de Deus. É onde os perdidos pagam o preço pelos seus pecados em “tormento eterno” (Mt 25:46). O sofrimento nesse lugar horrível será justo e “segundo as suas obras” (Ap 20:13). O grau de luz que os homens tiveram de Deus terá uma parte na determinação do seu efetivo juízo, e assim o sofrimento dos perdidos no inferno será graduado (Lc 12:47-48). Deus, sendo justo e reto, não permitirá que ninguém sofra lá por algo que não tenha feito. Uma vez que “o Juiz de toda a Terra” apenas fará o que é certo (Gn 18:25; Hb 12:23), Ele não permitirá que crianças ou pessoas com deficiências mentais acabem indo para o inferno – não são responsáveis por seus pecados (Mt 18:10).
Contrariamente ao ensino popular e convencional, nenhum homem ou o diabo está no inferno hoje. Ele foi “preparado para o diabo e seus anjos”, mas agora não há ninguém lá (Mt 25:41). Embora tenha sido preparado especificamente para o diabo, é triste dizer que todos os que seguem o diabo terão seu fim lá. O diabo será uma das últimas criaturas a ser colocada lá no final dos tempos (Ap 20:10).
Há pelo menos quatro grupos diferentes de pessoas que serão lançadas no inferno, em quatro ocasiões diferentes:
Em primeiro lugar, na Aparição de Cristo, que ocorrerá após a grande tribulação, os “anjos” de Deus irão por todo o “reino dos céus” – a esfera na Terra que professou o domínio dos céus (Cristandade) e lançarão todos os incrédulos no inferno, o lago de fogo (Mt 13:41-42, 22:13, 24:36-41, 25:30). Essas pessoas serão apenas crentes professos que abandonaram sua professada fé em Deus (apóstatas, ateus etc.). O trabalho dos anjos naquele tempo será o de purificar o reino dos céus da mistura de crentes e incrédulos que existiu durante séculos. Aqueles que creram no evangelho do reino, que será pregado no período da Tribulação, e aqueles que não mostraram hostilidade contra ele, serão deixados na Terra para entrar no reino milenar de Cristo. Aqueles que os anjos lançarem no inferno nesse momento serão as pessoas mais responsáveis do mundo, pois tiveram maior grau de luz de Deus – rejeitaram o evangelho de Sua graça tendo o conhecimento dele (Lc 12:47-48). Eles não morrerão, mas serão lançados vivos no inferno. As primeiras pessoas nesse grupo serão a besta e o anticristo (Ap 19:20). Esse será o julgamento dos vivos dentro da terra profética.
(Os soldados dos exércitos que atacam a terra de Israel depois de o Senhor aparecer serão mortos nos julgamentos do Senhor – Jr 25:33; Ez 39:11-12. Esses não serão lançados no lago de fogo naquele momento, mas tendo sido mortos, a alma e espírito deles sofrerão no Hades. Eles serão ressuscitados mais tarde no “grande trono branco” e, então, serão lançados no inferno. Além disso, aqueles que forem julgados todas as manhãs durante o reino milenar de Cristo por fazerem o mal, também morrerão e serão ressuscitados no julgamento do “grande trono branco” Sl 101:8; Zc 5:1-4 – “desarraigar” refere-se à morte).
Em segundo lugar, depois de executados os severos julgamentos do Senhor que cairão sobre os exércitos que se reunirem para O combater na Sua Aparição, o Senhor estabelecerá “o trono da Sua glória” na Terra e executará um julgamento das nações que estão além da terra profética (Mt 25:31-46). O Senhor terá Seus “santos anjos” com Ele e agirão como Seus executores nesse julgamento sobre as nações que mostraram hostilidade aos mensageiros do evangelho do reino. Os indivíduos dessas nações serão enviados direto para “fogo eterno” (inferno) sem morrer.
Em terceiro lugar, depois que o Milênio tiver finalizado seu curso de mil anos, Satanás será solto do abismo e lhe será permitido enganar os incrédulos. Estes são aqueles que terão uma “obediência fingida” durante o Milênio (Sl 18:44 etc.). O diabo os conduzirá em um ataque total contra a cidade santa, Jerusalém, mas o Senhor intervirá em julgamento e lançará Satanás, seus anjos, e aqueles homens incrédulos vivos no inferno, o lago de fogo (Ap 20:7-10).
Em quarto lugar, a segunda ressurreição, que é a “ressurreição da condenação” (Jo 5:29; At 24:15; Ap 20:5), ocorrerá na mesma época (Ap 20:11-15). Os incrédulos que morreram em seus pecados ao longo de todo o período de tempo, que estão atualmente em “tormentos” no Hades (Lc 16:23), ressuscitarão diante do “grande trono branco” e serão julgados de acordo com seus pecados. Esses também serão lançados vivos no inferno, o lago de fogo (Ap 20:11-15).




  [1] N. do T.:– Geena é o equivalente grego para duas palavras hebraicas, que significam “vale de Hinom”. Era o lugar perto de Jerusalém, onde os judeus faziam seus filhos passarem pelo fogo como sacrifício a deuses pagãos, e que depois foi profanado (2 Rs 23:10). Um fogo contínuo tornou-o um símbolo adequado do lugar do castigo eterno (Mt 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33; Mc 9:43, 45, 47; Lc 12:5; Tg 3:6). No Velho Testamento, o local acima mencionado de contaminação e fogo também é chamado de Tofete (2 Rs 23:10; Is 30:33; Jr 7:31-32, 19:13) “Concise Bible Dictionary”, pág. 307. A Tradução Brasileira é a única (em português) que corretamente utiliza a palavra “geena” quando se refere ao lugar de tormento eterno e final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário