LIMPEZA (Lavagem)
– A Bíblia fala da
purificação da alma Cristã de três
maneiras:
1) Limpeza moral
2) Limpeza
judicial
3) Limpeza prática
Há um terceiro tipo
de limpeza no Novo Testamento que tem a ver com a água da Palavra de Deus sendo
aplicada ao andar e às maneiras dos crentes (Jo 13:10b, Ef 5:26). Isso tem a
ver com a limpeza prática. Devemos deixar que o Espírito de Deus aplique a
Palavra de Deus ao nosso coração e consciência em nossa leitura diária da
Escritura, e se Ele traz à luz algo em nós que é inconsistente com a santidade
de Deus, devemos julgar a nós mesmos e tirar tal coisa de nossa vida, e assim
então somos purificados de uma maneira prática. Quando conduzimos nossa vida de
acordo com as direções práticas da vida santa na Palavra de Deus, teremos como
resultado a limpeza prática. Enquanto a limpeza moral e judicial é efetuada por
Deus em nós de uma vez por todas, a limpeza prática é responsabilidade do
Cristão. Ela deve acontecer continuamente na vida de um crente, e, dessa forma,
a comunhão com Deus será ininterrupta.
- Limpeza moral.
- Limpeza judicial.
- Limpeza prática.
1) Limpeza moral
É efetuada em uma pessoa quando ela
nasce de novo. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus (da qual a água é uma
figura) para comunicar vida divina à alma, e a pessoa é assim “lavada” ou purificada (Jo 13:10a,
15:3; 1 Co 6:11). Ele “todo limpo está”
(Jo 13:10b). Essa é uma limpeza de uma vez por todas, pois a lavagem que ocorre
no novo nascimento nunca mais é repetida em alguém. A versão de W. Kelly traduz
isso como estar “banhado”,
significando lavagem de uma vez por todas. Como resultado, há algo novo e limpo
na pessoa – uma nova vida com uma nova natureza. Em virtude dessa purificação,
ela passa a fazer parte da família de Deus, e, portanto, ela nunca entrará em juízo
eterno.
2) Limpeza
judicial
Enquanto a limpeza moral torna alguém um
filho na família de Deus, ela não o torna, por si só, um Cristão. Para ter o
lugar distinto de ser um Cristão na família de Deus, uma pessoa precisa de mais
limpeza – o que é efetuado pelo sangue de Cristo (o símbolo de Sua obra
consumada) quando aplicado por fé ao coração e à consciência. Isso requer que a
pessoa tenha entendimento do evangelho da graça de Deus e que receba Cristo
como seu Salvador. Esse segundo tipo de limpeza tem a ver com a purificação da
consciência, e é o que leva uma pessoa à plena posição Cristã diante de Deus em
Cristo, sobre a qual ela é selada com o Espírito Santo (Hb 9:14; Ef 1:13).
Assim, um Cristão é aquele que foi “lavado”
com água (Jo 13:10a, Hb 10:22) e “lavado”
no sangue de Cristo (1 Jo 1:7; Ap 1:5). O Sr. Darby distinguiu estas duas
lavagens como: “limpeza moral” e “limpeza judicial” (Collected Writings, vol. 13, págs. 236, 238).
Assim, há dois
agentes de limpeza necessários para fazer de uma pessoa um Cristão – água e
sangue. A água trata do nosso estado imundo e o sangue trata da nossa culpa – a
nossa consciência contaminada. Os santos do Velho Testamento nasceram de novo,
e assim foram limpos pela água da Palavra de Deus, mas eles não tiveram uma limpeza
judicial da consciência efetuada pelo sangue, porque Cristo ainda não havia
consumado a redenção. Consequentemente, a consciência deles não foi purificada,
como foi a consciência dos Cristãos (Hb 9:14, 10:2). Isso pode ser notado no
fato de que eles viveram com certo grau de temor de que seus pecados fossem
conduzidos por Deus a julgamento (Sl 25:11, 18 etc.).
Em João 19:34, o
“sangue” é mencionado antes da “água”, porque está registrando o fato histórico,
enquanto que em 1 João 5:6-8, a água é colocada antes do sangue, porque se
refere à ordem de sua aplicação na vida dos homens. Um é o
lado de Deus e o outro é o do homem. Diante dos olhos de Deus, o sangue deve
vir primeiro. O sangue é necessário para que os homens sejam abençoados. Todas
as obras de Deus por Sua Palavra e Seu Espírito, com relação ao novo
nascimento, são dependentes e têm em vista o fato de Cristo ter entrado no
mundo para pagar o preço pelo pecado – do qual o sangue fala (Hb 9:22). J. A.
Trench disse: “Um dos soldados com uma lança perfurou Seu lado, e imediatamente
saiu sangue e água” (Jo 19:34). Essa é a ordem histórica, e nela o sangue vem
em primeiro lugar, como a base de tudo o que era necessário para a glória de
Deus e para nossa bênção. Em relação à aplicação para nós, como João coloca em
sua epístola (1 Jo 5:6), a água vem em primeiro lugar: ‘Este é aquele que veio por água e sangue... e o Espírito é o que
testifica’” (Scripture Truth, vol. 1,
pág. 22).
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