terça-feira, 15 de agosto de 2017

ÚLTIMOS DIAS, OS



ÚLTIMOS DIAS, OS  Essa expressão é usada no Novo Testamento para descrever dois tratamentos completamente diferentes de Deus para com os homens. Estudantes da Bíblia que não entendam os caminhos dispensacionais de Deus com Israel e com a Igreja estarão em um dilema quando forem interpretar o significado de “os últimos dias”. Por exemplo, a Escritura indica que Deus visitou Seu povo terrenal Israel nos “últimos dias” na Pessoa de Seu Filho (Hb 1:2), e nesses “últimos tempos” Cristo morreu e ressuscitou dentre os mortos (1 Pe 1:20-21). A Escritura também indica que Israel será atacado pelo rei do Norte (Dn 8:19, 23, 11:40-43) e será restaurado e trazido a um relacionamento com o Senhor nos “últimos dias” (Dn 12:1-4; Is 2:2-4; Mq 4:1-2). Algumas dessas coisas aconteceram há dois mil anos e algumas delas ainda estão por acontecer. A pergunta óbvia é: “Como essas coisas podem acontecer todas nos últimos dias?”
Muitos têm apresentado todos os tipos de ideias na tentativa de explicar isso. No entanto, quando entendemos que o chamado da Igreja pelo evangelho é uma coisa interposta, algo entre parênteses nos caminhos de Deus com Israel, o problema é resolvido. Retirando o tempo da jornada da Igreja na Terra para fora da questão (que já tem quase dois mil anos), vemos que os tratos de Deus com Israel vão direto desde a época da morte e ressurreição do Senhor até a 70ª semana de Daniel (Dn 9:27), que são os últimos sete anos da história deles antes de Cristo aparecer, restaurar Israel e estabelecer Seu reino milenar. Nesse sentido, a morte de Cristo e os eventos proféticos relativos ao ataque a Israel e a restauração final da nação são realmente todos nos últimos dias de Israel.
Entre a morte de Cristo e a restauração de Israel (o intervalo atual), Deus tem dirigido Sua atenção para chamar a Igreja pelo evangelho de Sua graça (At 15:14). A Igreja permanecerá na Terra numa posição de testemunho até que o Senhor venha levá-la para casa no céu no Arrebatamento. Ela também tem seus “últimos dias” de testemunho na Terra. Os apóstolos Paulo, Pedro e João, e Judas, o irmão do Senhor, todos falam disso (1 Tm 4:1; 2 Tm 3:1; 2 Pe 3:3; 1 Jo 2:18; Jd 18). Estamos nestes últimos dias agora, mas não estamos no tempo dos últimos dias de Israel. Esses dois distintos tratamentos de Deus não devem ser confundidos.



Um comentário: