domingo, 28 de maio de 2017

PRIMOGÊNITO

PRIMOGÊNITO – Este termo é usado na Escritura de duas maneiras:
  • Para indicar aqueles que nascem primeiro em uma família – ordem de nascimento.
  • Para indicar aqueles que estão em primeira posição e destaque, tendo um lugar de preeminência entre outros. 
Alguns exemplos das duas maneiras pelas quais o termo é usado no Velho Testamento são:

OS FILHOS DE ISAQUE – Esaú nasceu primeiro (Gn 27:19), mas Jacó (Israel) recebeu o lugar de preeminência como “primogênito” (Êx 4:22).

OS FILHOS DE JACÓ – Rúben nasceu primeiro (Gn 46:8), mas Judá foi escolhido para ter a linhagem real (Gn 49:8; 1 Cr 5:1-2).

OS FILHOS DE JOSÉ – Manassés foi o primeiro na ordem de nascimento (Gn 41:51, 48:14), mas a Efraim foi dado o lugar de ser o primeiro como “primogênito” (Jr 31:9).

OS FILHOS DE JESSÉ – Eliabe foi o primeiro na ordem de nascimento (1 Cr 2:13-15), mas a Davi foi dado o lugar de preeminência como “primogênito” (Sl 89:27).

O SENHOR JESUS CRISTO – Ele nasceu primeiro na família de José e Maria (Mt 1:25; Lc 2:7) e Ele também é colocado em primeiro lugar e posição, em tudo aquilo que está conectado com o propósito de Deus (Rm 8:29; Cl 1:15, 18; Hb 1:6; Ap 1:5). Assim, Ele é “Primogênito” em ambos os sentidos.
Colossenses 1:15 diz que Ele é “o Primogênito de toda a criação”. Sendo o Criador do universo, quando Ele veio ao mundo (Sua encarnação), não poderia ter outro lugar além do Cabeça da criação. Ser o Primogênito de todas as Suas criaturas O distingue como tendo um lugar superior ao delas. Colossenses 1:18 indica que o Senhor é Primogênito de outra maneira. Quando Ele Se levantou “de entre os mortos” (ARA) Ele Se tornou o “Primogênito” de toda uma nova raça de homens (Rm 8:29 – “muitos irmãos”). Uma vez que eles são da mesma “espécie” que Ele é na nova criação (compare Gn 1:24), eles são perfeitamente adequados para serem Seus eternos companheiros, e assim Ele “não Se envergonha de lhes chamar irmãos” (Hb 2:11). Sendo “o Primogênito de entre os mortos”, o Senhor Jesus é o Redentor triunfante que agora tem o direito de receber o louvor e adoração dos santos. Apocalipse 1:5 indica que o Senhor, como “Primogênito”, tem o título e o direito de tomar a herança (toda criação) e reinar sobre ela, o que Ele fará em Sua Aparição (Ap 1:7).
Como “Primogênito”, o Senhor tem muitos irmãos sob Si em Sua nova criação (Rm 8:29), mas como o “Unigênito”, Ele não tem irmãos conectados Consigo porque esse termo indica a essência divina, a qual nenhuma criatura pode ter ou sequer alcançará. (Veja: Unigênito)

A IGREJA DE DEUS – O termo “primogênito” também é aplicado aos Cristãos. Nos manuscritos gregos ele está no plural e, para indicar isso, é traduzido por W. Kelly como “primogênitos”. Isso mostra que aqueles que foram chamados pelo evangelho hoje e que, portanto, fazem parte da Igreja de Deus, foram colocados em uma posição especial e de favor entre todas as criaturas abençoadas na família de Deus (Ef 3:15). Eles têm uma posição superior na família de Deus – mesmo acima dos anjos – com bênçãos superiores que correspondem à sua posição privilegiada! Não é que eles sejam melhores do que os outros na família, mas porque Deus Se propôs mostrar “a glória da Sua graça” por meio deles (Ef 1:6). Ele tomou os mais baixos dos homens e por meio da graça colocou-os no mais alto lugar possível de bênção. (Veja: Adoção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário