quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MISERICÓRDIA E MISERICÓRDIAS



MISERICÓRDIA & MISERICÓRDIAS – Misericórdia é “não receber o que merecemos” – isto é, ser julgado por nossos pecados. Muitas vezes é mencionada em contraste com a graça, que é “receber algo que não merecemos” – isto é, a salvação e as muitas bênçãos associadas a ela. Assim, Deus estende a Sua “misericórdia” aos homens em seus pecados (Ef 2:4) porque Ele não quer que ninguém se perca eternamente (2 Pe 3:9).
Por outro lado, as “misericórdias” de Deus têm a ver com coisas temporais que Deus concede aos homens providencialmente nas dificuldades da vida na Terra (Gn 32:10; Sl 40:11; Lm 3:22; 2 Co 1:3; Fp 2:1; Cl 3:12). Isto seriam coisas relacionadas ao Seu cuidado pelas pessoas em meio aos perigos da vida etc. Assim, em contraste com nossas bênçãos que são celestiais, espirituais e eternas, as misericórdias de Deus são provisões terrenas e temporais que Ele concede aos homens na Terra. Esta distinção entre misericórdia e misericórdias é uma ideia geral na Escritura, mas pode haver exceções.
        A seguinte citação da revista The Christian Friend (E. Dennett – editor) é útil a este respeito: “No versículo 3 (de Efésios 1) encontramos o melhor tipo de bênçãos, no melhor lugar, elas estão em Cristo e elas estão todas lá. Temos misericórdias temporais com certeza, mas isso é apenas uma coisa passageira, e não a nossa porção” (The Christian Friend, vol. 9, 1882, págs. 213-214).

Nenhum comentário:

Postar um comentário