sábado, 27 de maio de 2017

COMUNHÃO


COMUNHÃO – Significa ser “participantes em conjunto” naquilo que as partes envolvidas têm em comum (1 Co 10:16). Os crentes no Senhor Jesus Cristo foram levados à “comunhão” com o Pai e o Filho (1 Jo 1:3), com o Espírito Santo (2 Co 13:14) e uns com os outros (1 Jo 1:7). Assim, permanecendo juntos nessa comunhão, Deus e Seu povo têm seus corações entretecidos em reflexão inteligente, objetivo, propósito, desejo e afeto em relação a todas as coisas passadas, presentes e futuras. Se nossos pensamentos e ideias não estão de acordo com a mente de Deus, então estamos sem comunhão com Ele, no que diz respeito a esses tópicos.
Comunhão deste tipo não aparece na Escritura senão depois de consumada a expiação, sobre a qual Deus sai em busca do homem, em graça, para formar um relacionamento com os crentes à luz da plena revelação da verdade. Os santos do Velho Testamento, como Abraão, tinham comunhão com Deus, mas não da maneira na qual os Cristãos conhecem a comunhão com Deus pela morada interior do Espírito. H. M. Hooke disse: “A primeira vez que ela [a comunhão] ocorre no Novo Testamento é em Atos 2:42. Por que você não a vê antes? Porque até que você tenha a vida eterna revelada, manifestada, e até que ela tenha sido comunicada, não poderia haver tal coisa como a comunhão. Como poderia Deus levar as pessoas a terem comunhão Consigo mesmo sem antes ter tirado os pecados deles? Não foi até que Cristo morreu, ressuscitou e foi para o céu, e o Espírito Santo desceu, para que você obtivesse essa palavra” (The Christian Friend, vol. 12 [1885], pág. 234).
Na Escritura, a comunhão Cristã (1 Co 1:9; At 2:42-47) é sobretudo proximidade. Implica estar “reunidos” ao nome do Senhor Jesus Cristo (Mt 18:20), “reunidos” para partir o pão (At 20:7 – TB), estavam “reuidos” para a oração (At 4:31, 12:12; Rm 15:30), “se reuniram” para o ministério da Palavra (At 11:26; 1 Co 14:23), “reunido” a congregação para ações administrativas (At 15:30; Rm 1:12), andando “unidos” em um mesmo sentido e com os mesmos objetivos (1 Co 1:10), e sendo “cooperadores” no serviço do Senhor (1 Co 3:9; 2 Co 6:1 – TB).
Tudo isso se baseia no fato de que fomos vivificados “juntamente”, ressuscitados “juntamente” e assentados “juntamente” em Cristo (Ef 2:5-6 – JND), e também porque fomos “bem conjuntados” (Ef 2:21 – TB) e edificados “juntamente” para a habitação de Deus na Terra (Ef 2:22). Em breve seremos arrebatados “juntamente”, e assim reunidos juntamente “com Ele” (2 Ts 2:1), seremos glorificados juntamente “com Ele” (Rm 8:17) e, finalmente, viveremos “juntamente” com Ele (1 Ts 5:10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário