quinta-feira, 7 de setembro de 2017

NOVO HOMEM, O

NOVO HOMEM, O – Esse termo é encontrado em Efésios 4:24 e Colossenses 3:10. Como o “velho homem”, o “novo homem” também é uma expressão abstrata que indica a nova ordem de perfeição moral na raça da nova criação sob Cristo. O velho homem é caracterizado por ser “corrupto” e “enganador”, mas o novo homem é caracterizado pela “justiça” e “santidade” (Ef 4:22-24).
O termo “o novo homem” é frequentemente usado pelos Cristãos como se fosse sinônimo da nova natureza no crente. Esse é um equívoco generalizado entre os Cristãos. As pessoas dirão: O novo homem em nós precisa se alimentar de Cristo. Ou, Nosso novo homem precisa de um Objeto – Cristo. Essas declarações confundem o novo homem com a nova vida e natureza no crente, que definitivamente tem desejos e apetites, e precisa de um Objeto. Como mencionado, o novo homem é um termo abstrato – não é algo vivo no crente – indicando a nova ordem moral de perfeição na raça da nova criação. Este ponto foi abordado em um periódico anos atrás: “Novo homem é o que somos pelo novo nascimento? Não. Este é um termo abstrato colocado aqui em contraste tanto com judeus como com gentios. É uma ordem humana completamente nova obtendo seu caráter do próprio Cristo” (Precious Things, vol. 4, pág. 302).
O “novo homem” apareceu pela primeira vez “em Jesus” (Ef 4:21). Ou seja, os homens viram essa perfeição moral pela primeira vez quando o Senhor andou aqui neste mundo como um Homem. (“Jesus” é o Seu nome como Homem.) Toda característica moral do novo homem foi vista em perfeição n’Ele. Como o velho homem não é Adão pessoalmente, assim também o novo homem não é Cristo pessoalmente. G. Davison disse: “O novo homem não é Cristo pessoalmente, mas é Cristo caracteristicamente” (Precious Things, vol. 3, pág. 260).
A ênfase da exortação de Paulo nos últimos versículos de Efésios 4 é de que devemos colocar em prática o que é verdade de fato. Como somos Cristãos, nos despojamos do “velho homem” e nos revestimos do “homem novo” – é uma coisa que já foi feita (Ef 4:24; Cl 3:10 – JND). Portanto, somos exortados a deixarmos aquele velho estilo de vida corrupto que marca o velho homem e viver segundo o que caracteriza o novo homem. Paulo menciona uma série de transições morais que naturalmente devem resultar na vida do crente enquanto ele caminha em “verdadeira justiça e santidade”. Elas são:
  • Honestidade em vez de falsidade (v. 25).
  • Inabalável ira justa contra o mal em vez de indiferença (vs. 26-27).
  • Dar aos outros em vez de roubá-los (v. 28).
  • Falar com graça aos outros em vez de usar linguagem torpe (v. 29).
  • Bondade em vez de amargura (vs. 31-32).
  • Ternura (compaixão) em vez de cólera (vs. 31-32).
  • Mostrar a graça aos outros em vez de amargura, gritaria, blasfêmia e malícia (vs. 31-32). 
Em Colossenses 3, Paulo menciona dez características morais do “novo homem” que deveriam ser vistas nos santos, pois exibem a verdade de “Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1:27):
  • Compaixão (v. 12).
  • Bondade (v. 12).
  • Humildade (v. 12).
  • Mansidão (v. 12).
  • Longanimidade (v. 12)
  • Paciência (v. 13).
  • Perdão (v. 13).
  • Amor (v. 14).
  • Paz (v. 15).
  • Gratidão (v. 15). 
Como o novo homem é moldado segundo “a imagem daqu’Ele que o criou”, nós, sendo parte da raça da nova criação que se revestiu do novo (Ef 4:24; Cl 3:10), somos perfeitamente capazes de representar Deus neste mundo. As características morais do novo homem serão vistas em nós, enquanto andarmos “em Espírito” (Gl 5:22-25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário