CABEÇA (AUTORIDADE) DE CRISTO, A
– Isso se refere à
direção, ao controle e à provisão de Cristo nas várias esferas sobre as quais
Ele é Cabeça. W. Scott disse que há, pelo menos, quatro tipos de autoridade de Cristo (The Young Christian, vol. 5, pág. 11; The Book of Revelation, pág. 111). As seguintes referências as expõem
na ordem em que Cristo as tomou:
1) Cabeça da criação (Cl 1:15-17; 1 Co 11:3)
2) Cabeça da raça da nova da criação (Rm 5:12-21; 1 Co 15:22, 45-49; 2 Co 5:17;
Ap 3:14)
3) Cabeça do corpo (Ef 1:22, 4:15, 5:23; Cl 1:18, 2:19)
4) Cabeça dos
principados e potestades (Cl 2:10)
Tendo subido ao céu,
a Escritura afirma que Cristo é “a
Cabeça de todo principado e potestade”. Estes são seres angelicais. Ele os
criou antes da fundação do mundo (Sl 104:4; Hb 1:7), e assim, sendo seu
Criador, Ele é infinitamente superior a eles em inteligência, poder, dignidade
etc. Na verdade, eles O adoram (Hb 1:6) e são responsáveis perante Ele desde
que foram criados (Jó 1:6-7). Mas o que o apóstolo Paulo nos diz em Colossenses
2:10 é que os Cristãos agora são responsáveis perante Ele como um Homem – um
Homem glorificado! Os Cristãos ao longo dos séculos ficaram fascinados com os
anjos, mas Paulo mostra nessa passagem que, uma vez que Cristo é a Cabeça de
todos esses seres angelicais, seria absurdo nos ocupar com eles quando temos o
próprio Criador deles para nos ocupar! Deus O colocou diante de nós como o
único Objeto para nosso coração, e Ele nos concedeu o alto privilégio de ter
comunhão inteligente com Ele! Que necessidade teríamos então de nos meter “em coisas”, em relação aos anjos, que
não vimos? (Cl 2:18)
1) Cabeça da criação (Cl 1:15-17; 1 Co 11:3)
O Senhor tomou essa autoridade em Sua encarnação – quando Se tornou um Homem
(Lc 1:35; Fp 2:7-8). Sendo Quem Ele era, ao entrar em Sua própria criação, Ele
não poderia tomar nenhum outro lugar nela a não ser o de “Primogênito de toda a criação” (Cl 1:15). Sendo o Filho, Ele deve,
necessariamente, ter preeminência em posição e dignidade, indicadas pela
palavra “Primogênito”. A tão imensa
criação não foi apenas criada por Ele (Jo 1:3, 10; Cl 1:16; Hb 1:2; Ap 4:11),
mas é também sustentada pelo Seu poder. Os homens falam sobre a criação sendo
regida pelas leis da natureza, mas a Escritura diz que ela “subsiste” pelo poder do Filho de Deus (Cl 1:17).
Cristo
não é apenas a Cabeça dos objetos inanimados na criação, mas é também “a Cabeça de todo homem” na criação (1
Co 11:3). Isso se refere a todos os homens – salvos e perdidos. W. Scott disse:
“Cristo é a cabeça de todo homem. Não se trata de homem salvo ou não. Cristo
não é Cabeça apenas de todo homem Cristão” (The
Young Christian, vol. 5, pág. 41). Na criação, Deus estabeleceu uma ordem
em relação aos papéis dos homens e das mulheres que deve ser observada na vida
cotidiana e na assembleia. A esse respeito, o apóstolo Paulo diz: “o varão não provém da mulher, mas a mulher
do varão. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a
mulher por causa do varão” (1 Co 11:8-9).
2) Cabeça da raça da nova da criação (Rm 5:12-21; 1 Co 15:22, 45-49; 2 Co 5:17;
Ap 3:14)
O
Senhor tornou-Se Cabeça da raça da nova criação de homens quando ressuscitou de
entre os mortos (Cl 1:18b).
Deus
propôs que “o mundo vindouro” (o
Milênio) estivesse sob o domínio do homem. O Salmo 8 indica isso. É algo que
nunca foi dito a respeito dos anjos. Deus fez os anjos para servir, mas não
para governar (Hb 1:13-14, 2:5). A única criatura que Ele fez para governar foi
o homem. No entanto, a queda do homem o tornou completamente incapaz de
governar para Deus em qualquer sentido (Ec 7:29). No seu estado caído, ele não
serve mais para esse propósito. Deus não pode usar o homem em seu estado atual
para governar o mundo vindouro; o homem só poderia fazer do mundo vindouro uma
total confusão, como ele fez neste mundo desde sua queda. Assim, a entrada do
pecado parece ter frustrado o propósito de Deus para com o homem. No entanto,
Deus enfrentou esse dilema na vinda de Cristo para assumir a Humanidade para a
glória de Deus. Ele Se tornou um Homem e assumiu as dívidas, nas quais o homem
havia incorrido, ao entrar na morte e fazer expiação pelo pecado (Hb 2:9). Ao
ressuscitar dentre os mortos, Cristo tornou-Se a Cabeça de uma nova raça de
homens (Cl 1:18; Ap 3:14), que é capaz de governar o mundo vindouro como Deus
havia proposto (1 Co 6:2).
Colossenses
1:18b afirma que o Senhor Jesus Cristo é “o
princípio e o Primogênito dentre os mortos”. Quando Cristo ressuscitou dos
mortos, tornou-Se o “princípio” e,
portanto, a Cabeça dessa nova raça (2 Co 5:17; Gl 6:15; Ef 2:10; Ap 3:14).
Hebreus 2:10 refere-se a isto, afirmando que, se Deus iria trazer “muitos filhos” (a nova raça) à “glória” (glorificação), o “Príncipe [Autor] da salvação deles”
(o Senhor Jesus Cristo) primeiro teria que ser “perfeito”. Isso se refere à ressurreição e glorificação de Cristo
(Lc 13:32; Hb 5:9). Isso mostra que deveria haver uma Cabeça glorificada no
céu, antes de poder haver uma raça debaixo d’Ele, que Ele traria à
glorificação. Assim, o Filho de Deus tornou-Se o Filho do Homem para que Ele
fizesse dos filhos dos homens crentes, filhos de Deus. Na ressurreição, o
Senhor declarou Sua autoridade, como Cabeça da raça da nova criação, ao
assoprar sobre os discípulos (Jo 20:22), que foi o que Ele fez com a primeira
raça (Gn 2:7). (Veja: Nova Criação)
3) Cabeça do corpo (Ef 1:22, 4:15, 5:23; Cl 1:18, 2:19)
O
Senhor tornou-Se a Cabeça do corpo subindo ao céu e enviando o Espírito Santo
para batizar os crentes em um corpo (1 Co 12:12-13). Como a cabeça de uma
pessoa é o lugar da sua inteligência, dando instruções para seu corpo, assim
Cristo, como Cabeça de Seu corpo (místico) é a autoridade de controle e direção
da Igreja. Assim, devemos olhar para Ele em tudo o que diz respeito à
assembleia. Os crentes colossenses estavam se distraindo e estavam olhando para
outras coisas no mundo espiritual, e Paulo lhes disse que eles “não estavam retendo a Cabeça” de forma
prática, que é uma responsabilidade coletiva do corpo.
Efésios 5:23
afirma que “Cristo é a Cabeça da
Igreja”, mas Efésios 1:22-23 diz que Ele também é “Cabeça sobre todas as coisas para a Igreja, que é o Seu corpo”
(JND). Essas coisas são ligeiramente diferentes. Sendo Cabeça “sobre todas as coisas para” a Igreja
se refere ao fato de que Ele controla tudo o que toca a Igreja, pois Ele é o
Controlador de todas as circunstâncias. Portanto, nada toca os membros de Seu
corpo que Ele não conheça e Se preocupe (At 9:4).
A
Cabeça do corpo de Cristo é frequentemente confundida com a Cabeça da raça da
nova criação. Nossa conexão com Cristo como Cabeça da nova criação é como
estando “em” Ele (n’Ele) e isso é
individual (2 Co 5:17 – “se alguém
está em Cristo... ”).
Enquanto que nossa conexão com Cristo como Cabeça do corpo é unidos “a” Ele, a qual é união – uma coisa
coletiva (Ef 4:15). Portanto, a Escritura não fala da Igreja como estando “em Cristo”, mas assim estamos como
irmãos individuais na raça da nova criação. Ambas as conexões são verdadeiras
com relação aos crentes, mas são linhas diferentes de verdade em conexão com
nosso relacionamento com o Senhor. W. Scott disse: “Quando a associação dos membros no corpo é considerada, não é dito
que eles estão “em Cristo”. Nós
[como membros] não estamos na Cabeça.
A união das várias partes e membros do corpo humano não está na cabeça. Eles estão unidos à cabeça, mas não na cabeça. “Em Cristo” transmite uma ordem e caráter diferentes de verdade do
que a união a Ele. Unido a Ele é o
corpo; unido n’Ele é a raça [nova
criação]. Ambos, é claro, são verdadeiros em relação aos crentes” (The Young
Christian, vol. 5, pág. 14). As
epístolas aos Efésios e aos Colossenses são as únicas epístolas que mencionam a
Cabeça (Liderança) de Cristo do corpo.
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