PRIMEIRO HOMEM, O
– Este termo indica
o que é natural e terreno na raça humana (1 Co 15:47). A Escritura nunca nos
diz do “primeiro homem” ser corrupto
ou pecaminoso, porque o que é inerentemente natural ao homem não é mau, pois
foi Deus que o criou. Por esta razão, não é dito do “primeiro homem” ser “crucificado”
com Cristo, como é o caso do “velho
homem” (Rm 6:6).
A
criação do homem, segundo a primeira ordem, tem muitas características do
próprio Deus, pois foi criado à Sua “imagem”
e segundo Sua “semelhança” (Gn
1:26). Por exemplo, o homem tem uma personalidade definida com preferências e
aversões. Ele também tem sentimentos e poderes de raciocínio etc. Essas
qualidades naturais não são más, mas fazem parte da composição do ser humano.
Deus não trouxe isto a juízo, pois foi feito por Sua própria mão na criação. É
o mesmo com nosso corpo; ele nunca é considerado mau. (Na KJV lê-se Filipenses
3:21 como “nosso corpo vil”, mas
esta não é a melhor tradução, pois o que Deus criou não é vil – no sentido
moderno da palavra. Se nosso corpo fosse vil nesse sentido, nunca seríamos
convidados a apresentá-lo a Deus como um sacrifício vivo, como afirmado em Romanos
12:1 (A versão Almeida Corrigida diz: “nosso corpo abatido”. A Atualizada e J. N. Darby dizem “nosso corpo de humilhação”). “O corpo do pecado”, mencionado em
Romanos 6:6, não está falando de nosso corpo físico, mas da totalidade do
pecado como um sistema. Usamos a palavra “corpo” de forma semelhante em outros
tópicos. Por exemplo, dizemos, “o corpo de bombeiros”, ou “o corpo médico” etc.
Enquanto
que não nos é dito que aquilo é natural no “primeiro
homem” venha a ser julgado por Deus, toda a ordem humana foi suplantada por outra ordem humana sob
Cristo a qual é superior. Esta é a força da palavra “depois” em 1 Coríntios 15:46. Por isso o primeiro homem foi colocado
de lado e substituído pela nova ordem humana sob Cristo. Os Cristãos são parte
dessa nova raça agora (2 Co 5:17; Ef 2:10) e estão esperando para fisicamente
trazer a imagem do “segundo homem”,
quando forem glorificados (1 Co 15:49).
O
termo “primeiro homem” é
frequentemente usado de forma alternada com o termo “homem velho” mas, como observamos, esses termos não são sinônimos.
O apóstolo Paulo usa esses termos para definir dois aspectos diferentes da raça
humana sob Adão. O “velho homem”
designa o estado corrupto e caído da raça, enquanto o “primeiro homem” designa o que é natural e terreno na raça. O
primeiro homem foi substituído, mas o velho homem foi julgado. (Veja: O Velho Homem)
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