domingo, 28 de maio de 2017

PRIMEIRO HOMEM, O


PRIMEIRO HOMEM, O – Este termo indica o que é natural e terreno na raça humana (1 Co 15:47). A Escritura nunca nos diz do “primeiro homem” ser corrupto ou pecaminoso, porque o que é inerentemente natural ao homem não é mau, pois foi Deus que o criou. Por esta razão, não é dito do “primeiro homem” ser “crucificado” com Cristo, como é o caso do “velho homem” (Rm 6:6).
A criação do homem, segundo a primeira ordem, tem muitas características do próprio Deus, pois foi criado à Sua “imagem” e segundo Sua “semelhança” (Gn 1:26). Por exemplo, o homem tem uma personalidade definida com preferências e aversões. Ele também tem sentimentos e poderes de raciocínio etc. Essas qualidades naturais não são más, mas fazem parte da composição do ser humano. Deus não trouxe isto a juízo, pois foi feito por Sua própria mão na criação. É o mesmo com nosso corpo; ele nunca é considerado mau. (Na KJV lê-se Filipenses 3:21 como “nosso corpo vil”, mas esta não é a melhor tradução, pois o que Deus criou não é vil – no sentido moderno da palavra. Se nosso corpo fosse vil nesse sentido, nunca seríamos convidados a apresentá-lo a Deus como um sacrifício vivo, como afirmado em Romanos 12:1  (A versão Almeida Corrigida diz: “nosso corpo abatido”. A Atualizada e J. N. Darby dizem “nosso corpo de humilhação”). “O corpo do pecado”, mencionado em Romanos 6:6, não está falando de nosso corpo físico, mas da totalidade do pecado como um sistema. Usamos a palavra “corpo” de forma semelhante em outros tópicos. Por exemplo, dizemos, “o corpo de bombeiros”, ou “o corpo médico” etc.
Enquanto que não nos é dito que aquilo é natural no “primeiro homem” venha a ser julgado por Deus, toda a ordem humana foi suplantada por outra ordem humana sob Cristo a qual é superior. Esta é a força da palavra “depois” em 1 Coríntios 15:46. Por isso o primeiro homem foi colocado de lado e substituído pela nova ordem humana sob Cristo. Os Cristãos são parte dessa nova raça agora (2 Co 5:17; Ef 2:10) e estão esperando para fisicamente trazer a imagem do “segundo homem”, quando forem glorificados (1 Co 15:49).
O termo “primeiro homem” é frequentemente usado de forma alternada com o termo “homem velho” mas, como observamos, esses termos não são sinônimos. O apóstolo Paulo usa esses termos para definir dois aspectos diferentes da raça humana sob Adão. O “velho homem” designa o estado corrupto e caído da raça, enquanto o “primeiro homem” designa o que é natural e terreno na raça. O primeiro homem foi substituído, mas o velho homem foi julgado. (Veja: O Velho Homem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário