domingo, 25 de junho de 2017

HADES



HADES – “Sheol” e “Hades” referem-se à mesma coisa; o Sheol é a palavra hebraica no Velho Testamento e Hades é a palavra grega no Novo Testamento (vide nota de rodapé no Salmo 6:5 na tradução de J. N. Darby)[1]. O Sheol/Hades é o mundo invisível para onde vão a alma e o espírito desencarnados dos crentes e dos incrédulos falecidos, sem especificar em que condição estão. (vide nota de rodapé em Mateus 11:23 da tradução de J. N. Darby)[2]. O evangelho trouxe à luz “a vida e imortalidade” (2 Tm 1:10 – TB) e, como resultado, sabemos agora que existem duas condições opostas no Sheol/Hades: “tormentos” para os perdidos (Lc 16:24-25) e gozo (“paraíso”“o jardim das delícias”) para os crentes (Lc 23:43).
O que pode ser confuso é que Hades é traduzido erroneamente como “inferno” oito vezes na maioria das traduções brasileiras (Mt 11:23, 16:18; Lc 10:15; 1 Co 15:55; Ap 1:18, 6:8, 20:13, 14). Cada uma dessas referências deve ser traduzida como “Hades”. Consultando uma tradução crítica, como a de J. N. Darby (ou a Tradução Brasileira), encontramos o esclarecimento disso imediatamente.
Uma consulta foi enviada ao editor da revista Help and Food sobre Hades: “O que é Hades? Resposta: Sem dúvida, é todo o mundo invisível, incluindo os salvos e os perdidos. Veja Lucas 16:23; Apocalipse 20:13-14, para os perdidos, e Atos 2:27, 31 para nosso bendito Senhor. Hades corresponde ao Sheol no Velho Testamento” (Help and Food, vol. 14, pág. 140). Devemos acrescentar a essas referências, 1 Coríntios 15:55, que indica que os crentes que morreram estão no Hades.
Sheol/Hades é um estado temporário. Todos nesse estado intermediário ou separado, ao qual a morte leva uma pessoa, serão ressuscitados – tanto crentes como incrédulos – mas em momentos diferentes. (Veja: Ressurreição). Todos os que morreram em fé estão “despidos” no Hades (2 Co 5:4). A alma e o espírito deles estão “com Cristo” (Fp 1:23) no “paraíso” (Lc 23:43), que está no céu, porque a Escritura diz que é no céu que Cristo está (Lc 24:51; At 1:9-10, 3:21, 7:55; Fp 3:20; Hb 4:14). Paulo confirma isso, dizendo que, quando estava desencarnado, ele estava no “paraíso” no “terceiro céu” (2 Co 12:2-4). O Senhor também ensinou que a alma e o espírito desencarnados das crianças que morreram abaixo da idade da responsabilidade vão direto para o “céu” (Mt 18:10 – “seus anjos” é uma referência ao espírito desencarnado delas, veja At 12:15). O corpo dessas pessoas desencarnadas, no entanto, atualmente está no túmulo.
A alma e o espírito de todos os que morreram sem fé também estão no Hades, mas estão em “tormentos” (Lc 16:23). Eles permanecerão nesse estado até o fim dos tempos, momento em que serão ressuscitados e julgados pelos seus pecados no “grande trono branco” (Is 24:22; Ap 20:11-15). Eles serão então lançados no “lago de fogo”, que é o inferno. Portanto, contrariamente ao que normalmente se pensa, aqueles que morreram em seus pecados ainda não estão no inferno, e quando eles forem colocados lá, não estarão mortos. Eles serão ressuscitados e lançados lá vivos! (Ap 20:5, 13).




[1] N. do T: A nota de rodapé “h” sobre a palavra “Sheol” no Salmo 6:5 na tradução de J. N. Darby diz: “isto é, ‘Hades’; isso vagamente expressa o lugar ou estado da alma separada do corpo”

[2] N. do T: a nota de rodapé “c” sobre a palavra “Hades” de Mateus 11:23 da tradução de J. N. Darby diz: “‘Hades’, como ‘Sheol’ no Velho Testamento, é uma expressão muito vaga usada em geral para designar o estado temporário dos espíritos que partiram – o não visível mundo dos espíritos, sobre o qual, até a vinda de Cristo, repousa em trevas e escuridão, como pode ser observado no Velho Testamento. Ele é aplicado a Cristo, que foi ao paraíso e ao homem rico de Lucas 16, que se achou em tormentos. É distinto de ‘Geena’ que é o lugar de tormento final e eterno, preparado para o diabo e seus anjos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário