sexta-feira, 12 de maio de 2017

MORTE



MORTE – A morte sempre envolve separação de uma maneira ou de outra. Ela é usada na Escritura em pelo menos sete maneiras diferentes. O contexto determina qual aspecto está sendo exibido. Elas são:
  • Morte física – é ter a alma e o espírito separados do corpo (Tg 2:26) e não se refere a uma extinção (Mt 10:28; Lc 20:38). A morte física é uma condição temporária para todos os que morrem – independentemente de uma pessoa ser salva ou perdida (Jo 5:29; At 24:15).
  • Morte espiritual – é ser separado espiritualmente de Deus por não ter nova vida e nova natureza (Ef 2:1; Cl 2:13).
  • Segunda morte – é ser eternamente separado de Deus no lago de fogo (Ap 20:6, 14).
  • Morte apóstata – é ser separado de Deus por abandonar a profissão da fé (Jd 12; Ap 8:9).
  • Morte nacional – é não mais existir como nação na Terra (Is 26:19; Ez 37; Dn 12:2).
  • Morte judicial – é ser posicionalmente separado de toda a ordem de pecado encabeçada por Adão, pela morte de Cristo (Rm 6:2, 7:6; Cl 2:20, 3:3).
  • Morte moral – é ser separado da comunhão com Deus enquanto vive na Terra (Rm 8:13; 1 Tm 5:6). 

O leitor notará que cada aspecto da morte envolve um tipo de separação. É solene pensar que o pecado é a causa de cada um desses aspectos da morte! Verdadeiramente, “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).
A Bíblia nos diz que há apenas dois estados nos quais uma pessoa pode morrer (fisicamente). Ou ela morre “no Senhor” (Ap 14:13) ou “em seus pecados” (Jo 8:24). Morrer em seus pecados é sair deste mundo sem ter tido seus pecados colocados diante de Deus judicialmente pela obra de Cristo na cruz. A pessoa que morre nessa terrível condição será responsável em pagar o preço de seus pecados sob o justo juízo de Deus em uma eternidade perdida. Morrer no Senhor é morrer estando a salvo e seguro de todo julgamento sob o abrigo do sangue de Cristo, o Filho de Deus (Jo 5:24; 1 Jo 1:7). A morte de um crente é “preciosa à vista do Senhor” (Sl 116:15), enquanto a morte de um incrédulo não traz “prazer” para Deus, pois ela significa que essa pessoa estará eternamente perdida (Ez 33:11; 2 Pe 3:9).

Um comentário:

  1. Graças a Deus estou salvo da morte eterna e oro sempre para que outros também sejam salvos.

    ResponderExcluir