quarta-feira, 3 de maio de 2017

COMPRA (Aquisição)


COMPRA (Aquisição) – Este é o aspecto mais amplo da obra de Cristo na cruz, pela qual Ele adquiriu a prerrogativa e os direitos de tudo na criação. Como resultado, Ele tem duas esferas de possessão. Compra engloba:
  • Todas as pessoas – Isso inclui tanto as salvas (1 Co 6:20, 7:23; Ap 5:9, 14:3) como as que não são salvas (2 Pe 2:1-2 – TB).
  • Todas as coisas criadas – Essa é a “possessão adquirida” (Ef 1:14 – TB).

Hebreus 2:9 refere-se ao pagamento que Cristo fez nesta grande compra – Ele “provou a morte por todas as coisas” (JND). “Todas as coisas” é muito amplo, incluindo pessoas e coisas. Sua compra é mencionada em uma parábola em Mateus 13:44. O “homem” (Cristo – v. 37) comprou o “campo” (o mundo – v. 38) que inclui o “tesouro” (crentes). Assim, vemos que Sua compra envolveu coisas e pessoas. Na oração do Senhor, considerando a obra da redenção como sendo já realizada, Ele mencionou que a Ele tinha sido dada a prerrogativa e os direitos sobre “toda a carne” (Jo 17:2). O apóstolo Paulo mencionou que as coisas criadas também pertencem ao Senhor por causa de Sua compra (Ef 1:14 – “a possessão adquirida”). Assim, Ele é agora Dono de tudo.
Um tipo visto no livro de Rute ilustra o círculo duplo das possessões de Cristo. Noemi vendeu uma parcela da terra que pertencia ao seu marido Elimeleque, que havia falecido (Rt 4:3). Como Boaz (uma figura de Cristo) desejava ter Rute como sua esposa, ele teve que comprar aquela porção da herança que lhe daria tudo o que havia nela, inclusive Rute. Rute 4:9-10 diz: “Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Vós sois hoje testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que era de Elimeleque, e tudo o que era de Quiliom e de Malom. Também a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, tomei-a [comprei-a – JND] por minha mulher”. A compra de Boaz da parcela de terra é uma figura da compra de Cristo de todas as coisas e a compra de Rute ilustra o tesouro de pessoas que vieram junto com a compra do campo.
No entanto, todos os homens sendo “comprados” não significa que todos os homens são salvos. Ser comprado não é sinônimo de ser salvo. Significa simplesmente que todos os homens e todas as coisas pertencem a Cristo com base no que Ele realizou na cruz. Ele é o Dono deles, quer os homens considerem Sua compra por fé e reconheçam Seu direito sobre eles ou não. Em 2 Pedro 2:1, o apóstolo mostra que comprado não significa salvo. Ele diz: “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá ainda falsos mestres, os quais introduzirão heresias destruidoras, negando até ao Senhor que os comprou, trazendo sobre si repentina destruição” (TB). Essas pessoas foram “compradas”, mas eles estavam indo para uma eternidade perdida! Não porque eles perderam a salvação – porque isso não pode acontecer (Jo 10:27-28 etc.) – mas porque eles não tinham reconhecido a compra de Cristo. (Veja também Jd 4)
Muitos confundem “comprado” com “redimido”. No entanto, Efésios 1:14 mostra que não são sinônimos. Ali fala de algo que foi “comprado” e está esperando por sua “redenção”. Claramente isso não poderia estar se referindo aos Cristãos porque já fomos redimidos (Ef 1:7). A possessão comprada neste versículo é a herança, que é toda a coisa criada (Ef 1:11). Cristo pagou o preço por ela, mas atualmente ela está sob os efeitos do pecado e da corrupção. Na Sua Aparição, Ele a libertará (o significado da redenção) para o propósito para o qual Deus a destinou – para ser o palco sobre o qual Ele manifestará a glória de Cristo no reino Milenar. (Veja: Redenção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário