terça-feira, 4 de julho de 2017

EM CRISTO E CRISTO EM VOCÊ

EM CRISTO E CRISTO EM VOCÊ - Estas são expressões técnicas usadas pelo apóstolo Paulo para indicar a posição e o estado do Cristão.
"Em Cristo" é um termo posicional indicando a ligação do Cristão com Cristo no mesmo lugar de favor que Ele está diante de Deus. Literalmente, significa estar "no lugar de Cristo perante Deus" (Romanos 6:11, 23, 8:1, 39, etc.). Este lugar foi assegurado para nós por meio da ressurreição de Cristo dentre os mortos e de Sua ascensão à mão direita de Deus como um homem glorificado. É uma posição que pertence a todo crente no Senhor Jesus Cristo, independentemente do seu estado de alma porque tem a ver com a imutável posição do Cristão perante Deus. Mesmo que um Cristão morra, ele ainda é visto como estando "em Cristo"! (1 Tessalonicenses 4:16; Rom 8:38-39). É nossa ligação com Ele como Cabeça da nova raça na nova criação, da qual nós somos os Seus "muitos irmãos" (Romanos 8:29; 2 Coríntios 5:17). Assim, o termo indica a posição especial que os Cristãos têm que os santos do Antigo Testamento não tiveram, pois, em seus dias, Cristo ainda não havia vindo, nem Ele havia subido ao alto como um Homem glorificado. Na verdade, todas as nossas distintas bênçãos Cristãs estão "em Cristo". (Veja Bênção.)
"Cristo em você" é um termo que muitos cristãos geralmente entendem mal. Eles pensam que isso significa que Cristo habita pessoalmente neles. Por isso, vêm as frases muitas vezes ouvidas, "Cristo habita em mim", ou "Jesus vive em mim"! Embora seja verdade que o crente é habitado por uma Pessoa divina, não é Cristo Quem habita em nós, mas o Espírito Santo (João 14:17; Atos 5:32; Rom 5:5; 1 Coríntios 6:19 1 Tessalonicenses 4:8; Tiago 4:5; 1 João 3:24). Não ajudado muito frases de evangelistas modernos como: "Abra seu coração e deixe Jesus entrar" ou "Peça a Jesus para entrar em seu coração", etc. A Escritura não apoia a ideia de que há duas Pessoas divinas que habitam no Cristão. É verdade que Ele é Onipresente (um atributo da deidade) e que em espírito está em todo o lugar, mas Ele pessoalmente reside no Seu próprio corpo humano glorificado no céu.

Certas passagens da Escritura dizem: " estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim"(Gálatas 2:20). "Cristo em vós, esperança da glória" (Colossenses 1:27). " Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele" (João 6:56). "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós" (João 14:20). Essas passagens não estão se referindo a Cristo habitando pessoalmente nos crentes, embora seja compreensível como uma pessoa poderia erroneamente concluir isso deles. Em vez disso, eles estão se referindo a um estado subjetivo nos crentes, que resulta por eles terem a vida de Cristo. Esses versículos estão simplesmente afirmando que temos a Sua própria vida e natureza em nós e, portanto, a capacidade de ter suas características morais formadas e exibidas em nós pelo Espírito (2 Coríntios 3:18). Portanto, Cristo está em nós moralmente, mas não pessoalmente. Colossenses 1:27 está se referindo a isso em um sentido coletivo – do qual "vós" indica. Comentando este versículo, W. Kelly disse: "É a vida de Cristo em nós em sua manifestação completa do seu caráter de ressurreição" (Lectures on Colossians, pág. 108). Um outro expositor disse: "É dito em Colossenses que o mistério é "Cristo em vós, esperança da glória" como tendo um efeito presente na reprodução das características de Cristo nos gentios" (Precious Things, vol. 3, p.120). Portanto, Cristo está conosco em espírito – como uma Pessoa onipresente (Mateus 18:20; 28:20; Heb 13:5), mas Ele não habita em nós pessoalmente, como o Espírito Santo habita.