segunda-feira, 3 de julho de 2017

IMAGEM E SEMELHANÇA

IMAGEM E SEMELHANÇA - Quando Deus criou o homem, Ele disse: "Façamos o homem à Nossa imagem, segundo a Nossa semelhança" (Gênesis 1:26). A "imagem" tem a ver com o homem ter sido colocado numa posição de representante visível de Deus na criação (1 Coríntios 11:7). A "semelhança" tem a ver com o homem sendo feito moralmente como Deus, sem pecado (Gênesis 5:1, Tiago 3:9).
Quando o homem caiu, ele deixou de ser como Deus, moralmente. Por isso, em seu estado caído, o homem perdeu sua semelhança com Deus. Daí em diante não mais dito o homem ser "à semelhança de Deus". Na verdade, a posteridade de Adão é dita "à sua semelhança" (Gênesis 5:3), o que implica que Adão passou a seus descendentes sua natureza pecaminosa, que ele adquiriu na queda (Romanos 5:12; Salmos 51:5). No entanto, mesmo em seu estado caído, do homem é dito ser "à imagem de Deus" (Gênesis 9:6). A queda não o absolveu de sua responsabilidade de representar Deus. Mas triste é dizer que essa imagem no homem foi manchada pelo pecado. O homem não representou Deus devidamente na criação.
Quando Cristo veio ao mundo, a Escritura diz que Ele era "a imagem de Deus" (2 Cor. 4:4; Col. 1:15; Heb. 1:3). Ele não foi "feito" à imagem de Deus (como o homem foi) – Ele era "a imagem de Deus" em virtude de Quem Ele era. Assim, Ele representou perfeitamente a Deus como Cabeça da criação. No entanto, as Escrituras não dizem que Cristo era "à semelhança de Deus", como o homem era quando Deus o criou o homem. A razão para isso é que, quando Cristo andou aqui, Ele não era como Deus, Ele era Deus (João 1:1). As Escrituras dizem que ao entrar na Humanidade, Cristo foi "feito semelhante aos homens" (Filipenses 2:7 – Trad. Brasileira, Romanos 8:3). Isso não significa que Cristo tomou a carne pecaminosa em união Consigo mesmo; Ele não era semelhante ao homem moralmente. Esta afirmação refere-se ao fato de o Senhor ser semelhante aos homens em constitucionalmente – tendo um espírito humano (João 13:21), uma alma humana (João 13:27) e um corpo humano (Heb 10:5). Embora que fosse  um Homem real, Ele era "sem pecado" (Heb 4.15) – isto é, sem a natureza pecaminosa.

A boa notícia é que Deus, em graça, criou uma nova raça de homens sob Cristo (2 Coríntios 5:17; Ef 2:10; Apocalipse 3:14), na qual tanto a semelhança como a imagem são recuperadas. Os "muitos irmãos" (crentes) de Cristo na nova raça agora podem exibir os traços morais de Deus e, assim, representar a Deus na Terra convenientemente (Rom 8:29; Heb. 2:11). A epístola aos Efésios se concentra na "semelhança de Deus" sendo exibida nesta nova raça (Efésios 4:24-32), e a epístola aos Colossenses se concentra no fato de que a nova raça é "renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou"(Colossenses 3:10). Assim, a nova raça sob Cristo recuperou aquilo que a velha raça perdeu sob Adão.