sábado, 9 de dezembro de 2017

REMANESCENTE, O

REMANESCENTE, O – Este termo significa "uma pequena porção do povo" ou "o resto do povo". Ele é usado de algumas maneiras diferentes na Escritura. Pode ser em conexão com a história de Israel (2 Reis 19:4, 30-31, Isaías 1:9, Ezra 9:8, Neh 1:3), ou em conexão com os judeus (Apocalipse 12:17) e as dez tribos de Israel no dia vindouro (Isaías 10:20-22; 11:11, 16). Ou, pode ser usado em referência aos crentes no testemunho Cristão hoje (Apocalipse 2:24 - "o restante [remanescente]" tradução W. Kelly).
Quanto a Israel no dia vindouro, Deus prometeu que Ele não abandonará a nação para sempre. A cegueira governamental que está sobre seus corações será retirada, e a benção de Deus será derramada sobre eles quando o Senhor aparecer "trazendo curas nas Suas asas" (Mal. 4:2 – Tradução Brasileira, Romanos 11:25; 2 Coríntios 3:14-16). Mas a Escritura não ensina que isso se aplica a todos os israelitas de nascimento. Como mencionado anteriormente, a redenção de Israel será realizada apenas em um remanescente do povo. Romanos 11:26 afirma que "todo o Israel será salvo" e abençoado de Deus, mas antes, no capítulo 9:6-8, Paulo explica que "nem todos são Israel, os que são de Israel" – Tradução J.N.Darby. Assim, para ser um verdadeiro israelita, precisa ser não apenas da linhagem de Abraão, mas também ter a fé de Abraão. Muitos dos descendentes de Abraão são "semente" de Abraão, mas eles não são "filhos" de Abraão e, portanto, não são "filhos de Deus". (Compare Romanos 2:28-29.) Assim, quando Paulo disse que "todo" Israel seria salvo, ele estava assumindo que o leitor acompanharia a lógica de seu discurso na epístola sobre esse ponto. O "todo" em Romanos 11:26, portanto, são todos os verdadeiros israelitas – interior e exteriormente. Isso mostra a importância do contexto na leitura da Escritura.
As Escrituras proféticas indicam que haverá duas partes para o remanescente, ou talvez dois remanescentes: um de judeus (as duas tribos) e outro das dez tribos de Israel. Esses serão reunidos em um quando o Senhor aparecer e restaurar a nação, quando herdarão o reino juntos (Isaías 11:12-13, Eze. 37:15-19, etc.). Para ter uma compreensão das relações de Deus com Israel, o estudante da profecia precisa distinguir essas duas partes da nação. As três principais diferenças são:

o    Os judeus (as duas tribos) retornarão à sua pátria no início da 70ª semana de Daniel (Dan 9:27) antes da Grande Tribulação (Isa 18:1-4), e um remanescente se distinguirá entre eles por ter fé e temor de Deus (Isaías 8:16; 66:2; Salmos 1:1-3). As dez tribos não voltarão para sua terra até depois que a Grande Tribulação acabar e o Rei do Norte tiver devastado a terra (Mateus 24:29-31). Enquanto que a massa das dez tribos volta à sua pátria, apenas um remanescente dela terá fé verdadeira, sendo-lhe permitido entrar na terra (Ezequiel 11:9-11; 20:34-38; Amós 9:9-10).
o    Os judeus rejeitaram a Cristo (João 19:15) e receberão o Anticristo (João 5:43), mas as dez tribos não são culpadas disso, pois não estavam na terra quando Cristo veio aos Seus e os Seus não O receberam (João 1:11). Nem estarão na terra quando o Anticristo surgir e for recebido pelos judeus.
o    O remanescente dos judeus confessará o "crime de sangue" pela crucificação de Cristo e também assumirá a quebra da Lei (Salmo 51:14; Atos 7:53), mas o remanescente das dez tribos confessará seu fracasso por abandonar a Lei e voltar-se para a idolatria (Isaías 26:13, Osé 14:8).

Alguns sábios serão levantados entre o remanescente judeu temente a Deus, que será instruído nos caminhos de Deus e nos Seus tratos com a nação. Eles são chamados como os "Masquil" (Dan 12:3, compare também Dan. 11:33). (NT: Masquil é uma palavra hebraica que ocorre nos títulos de vários Salmos (32, 42, 44, 45, 52-55, 74, 78, 88, 89 e 142) e significa "instrução". Esses salmos contêm instruções ao remanescente, as quais ele entenderá. A mesma palavra no plural "Masquilim" significa "os sábios" ou "os instruídos" de Dan 11:33, 35; Dan 12:3, 10 – Morrish Bible Dictionary). Esses sábios atuarão como instrutores para os outros – "os que converterem a muitos para a justiça" Trad. Brasileira. Sua compreensão provavelmente será tal que eles verão o Senhor Jesus Cristo, a Quem a nação crucificou, como o verdadeiro Messias de Israel, e encorajará a outros a recebê-Lo como Tal. O remanescente dos judeus finalmente fará isso quando aparecer Cristo e olhará para aqu’Ele "a Quem traspassaram" (Zac 12:10, João 19:37). Naquele tempo, eles se lamentarão em arrependimento (Zacarias 12:11-14), e o Senhor abrirá uma "fonte" para a sua purificação, por isso eles serão restaurados a Ele (Zacarias 13:1).
Há duas partes do fiel remanescente judeu: a porção preservada que será milagrosamente poupada dos ataques de seus perseguidores e de outros perigos, e entrará no reino de Cristo na Terra – o Milênio (Apocalipse 12:6; 13-17; 14:1; Salmo 91). E haverá também a porção martirizada do remanescente que Deus permitirá que seja morta por seu testemunho fiel durante os sete anos de tribulação (Apocalipse 6:9-11; 11:2-12; 14:23a; 15:2-4; Isa. 57:1-2). Estes judeus piedosos serão ressuscitados no final da Grande Tribulação e terão uma melhor porção no céu – serão glorificados (Apocalipse 14:13). Eles reinarão com Cristo sobre a Terra com os santos do Antigo Testamento e a Igreja, no Milênio (Apocalipse 20:4, Dan. 7:18, 22, 27).
Uma vez que existem estas diferenças de responsabilidade entre os judeus e as dez tribos, o Senhor tratará com eles de forma diferente em vista de sua restauração. O resultado será o mesmo em ambos – verdadeiro arrependimento e uma restauração completa ao Senhor, após a qual, as bênçãos do Seu Reino serão derramadas sobre eles. Eles constituirão a nação de Israel no Milênio.
A massa incrédula dos judeus que não são verdadeiros filhos de Abraão será destruída pelo Rei do Norte e sua confederação Árabe (Salmo 83:1-8; Salmo 79:1-3; Dan. 2:40-42 ; Zacarias 13:8-9). A massa das dez tribos dos israelitas que não são verdadeiros filhos de Abraão retornará à terra com a ajuda dos anjos de Deus (Mateus 24:31) e com a ajuda de algumas nações gentias que temerão a Deus (Isa. 14:1-2; 49:22; 60:9; 66:19-20). Eles serão levados para os "confins" da terra de Israel, onde o Senhor os "peneira", fazendo-os "passar debaixo da vara", e assim serão "separados" aqueles que não têm fé real (Eze 11:9-12; 20:34-38). Um "décimo" deles (um remanescente) será achado verdadeiro e será trazido para "o vínculo do concerto" (Isaías 6:13, Ezequiel 20:37, Jeremias 31:31-34). Eles subirão para a terra e juntar-se-ão ao remanescente das duas tribos (judeus) e serão "um" e "não serão mais duas nações, nem serão divididas em dois reinos" (Eze. 37:14-22, Isaías 11:13; 49:18-23). Este será um momento triunfante porque estiveram separados por quase 3.000 anos! A massa dos israelitas que serão separados dentre as dez tribos será destruída pelo próprio Senhor, quando Ele rugir de Sião para destruir a última confederação sob Gogue no julgamento do lagar (Apocalipse 14:17-20; Isa. 63:1-6; Joel 3:13-16). Duas ações são mencionadas em Apocalipse 14:19 em conexão com o julgamento de Israel. A "vinha da terra" (Israel) é primeiro "vindimada [reunida]" (de volta à terra), e então os apóstatas entre eles são "lançados" no lagar do julgamento de Deus.

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Como mencionado, a palavra "remanescente" também é usada em conexão com o testemunho Cristão (Apocalipse 2:24 – trad. W. Kelly). Refere-se àqueles que são verdadeiros crentes em meio à massa de Cristãos meramente professos. Hoje existem milhões na profissão Cristã, mas a grande maioria destes são apenas Cristãos nominais (somente em nome).