sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

POSIÇÃO E ESTADO

POSIÇÃO & ESTADO – A distinção entre esses dois termos é de grande importância se quisermos ter um entendimento das Escrituras do Novo Testamento – especialmente das epístolas. Posição e estado referem-se a dois lados da verdade em uma infinidade de assuntos, e distinguir isso requer alguém que “maneja [divide – KJV] bem a palavra da verdade” (2 Tm 2:15). Se não distinguirmos essas coisas, iremos chegar a conclusões equivocadas.

Posição

Isso tem a ver com a situação de uma pessoa em relação a Deus. Há apenas duas posições possíveis que os homens podem ter diante de Deus:
  • “Em Adão” (1 Co 15:22).
  • “Em Cristo” (Rm 8:1). 
Por recebermos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, nossa posição diante de Deus é definitivamente mudada de estar “em Adão” para estar “em Cristo”. É uma posição em “graça” eternamente estabelecida (Rm 5:1-2; 1 Co 15:1; 1 Pe 5:12). É perfeita e completa agora como sempre será! Não será mais perfeita quando entrarmos no céu. Ter uma posição diante de Deus “em Cristo” significa que o crente está no lugar de Cristo diante de Deus (Ef 1:6; 1 Jo 4:17). (Veja: Aceitação e Em Cristo)

Estado (Fp 2:19-20)

Isso tem a ver com a condição moral do crente. Se caminharmos perto do Senhor em comunhão com Deus, estaremos em um bom estado de alma. Mas se formos descuidados e indiferentes às reivindicações de Cristo em nossa vida e vivermos distantes d’Ele em nossa prática, o estado de nossa alma será ruim. Não é necessário dizer que nosso estado terá um efeito no nosso andar.
As exortações práticas nas epístolas, que têm a ver com o nosso estado, são baseadas em nossa posição em Cristo. Por exemplo, Colossenses 3:9-10 diz: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos E vos vestistes do novo, que se renova [é renovado – JND] para o conhecimento, segundo a imagem daqu’Ele que o criou”. O fato de que fomos despidos do velho homem e vestidos do novo (que tem a ver com a nossa posição) deve nos exercitar sobre não mentirmos mais uns aos outros – porque aquilo que é verdade da nossa posição também deve ser verdade em nosso estado. Assim, enquanto a nossa posição em graça diante de Deus é inabalável, nosso estado espiritual de alma pode variar, dependendo de como caminhamos.
Em Filipenses 4:11, Paulo falou de estar “contente” com “as circunstâncias” em que ele se encontrava. Não devemos confundir o que ele estava dizendo neste versículo. Ele não estava se referindo ao seu estado espiritual, mas sim ao seu estado temporal – suas circunstâncias, isto é, quanto à posse ou falta de bens materiais. Paulo nunca incentivaria satisfação com um baixo estado espiritual.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Como mencionado, ao estudar os vários assuntos da Escritura devemos ter cuidado em “manejar [dividir] bem a palavra da verdade” (2 Tm 2:15). A cada assunto que nos deparamos, precisamos distinguir o que se refere à nossa posição e o que se refere ao nosso estado. Se não nos preocuparmos com isso, ficaremos confusos muito rapidamente. Podemos ser levados a pensar que a Bíblia se contradiz. Abaixo estão alguns exemplos:

Perfeição – Hebreus 10:14 diz que a obra de Cristo na cruz nos “aperfeiçoou para sempre”. Mas Hebreus 13:20-21 diz que Deus está buscando tornar o crente “perfeito” – indicando, então, que os crentes não estão atualmente perfeitos! Isso parece contraditório, mas quando entendemos que a primeira citação se refere à nossa posição e a última ao nosso estado, o problema é resolvido.

Santidade – Em Colossenses 3:12, os crentes são chamados de “santos e amados”, mas em 1 Pedro 1:16, somos exortados: “Sede santos”. Novamente, essas passagens parecem entrar em conflito uma com a outra, mas quando entendemos a distinção entre posição e estado, vemos que não há contradição. A primeira passagem aplica-se à nossa posição, e a segunda ao nosso estado.

Aceitação – Em Efésios 1:6, é dito que os crentes são “agradáveis [aceitos – KJV] a Si no Amado”, mas em 2 Coríntios 5:9 nos diz que “nos esforçamos... para lhe sermos agradáveis” (ARA). Mais uma vez, essas coisas não são uma contradição; a primeira tem a ver com a nossa posição e a segunda com o nosso estado.

Santificação – Em 1 Coríntios 1:2, é dito que os crentes são “santificados em Cristo Jesus”, mas em 2 Timóteo 2:21, nos é dito que se nos separarmos dos vasos para a desonra, seremos “santificados”. A primeira refere-se à nossa posição e a segunda ao nosso estado.

Salvação – Em Atos 16:31 nos é dito para “crer” no Senhor Jesus Cristo para ser “salvo”, mas em Filipenses 2:12, nos fala para “operar, efetuar” a nossa “salvação”. Devemos crer para obter salvação ou devemos trabalhar para obtê-la? Novamente, a resposta está no entendimento de que uma se aplica à nossa posição e outra ao nosso estado.

Purificação – Em Hebreus 1:3 e 9:14, é dito que os crentes são purificados por fé na obra consumada de Cristo, mas em 2 Timóteo 2:21, devemos nos purificar a nós mesmos. Mais uma vez, temos a diferença entre posição e estado.

Morto com Cristo – Em Romanos 6:2, diz que os crentes estão “mortos”, mas em Romanos 8:13 e Colossenses 3:5 nos é dito que os crentes devem “mortificar as obras do corpo”. Novamente, isso só pode ser entendido pelo conhecimento da diferença entre posição e estado.

Uma pessoa ficará totalmente confusa ao tentar entender esses e muitos outros tópicos bíblicos, que poderiam ser incluídos aqui, se não souber a diferença entre posição e estado.

2 comentários:

  1. Eu creio e fico feliz em aprender.
    Louvado seja o Senhor por ter capacitado servos que nos ajudam a entender as escrituras sagradas.

    ResponderExcluir