REDENÇÃO – Significa "comprado e libertado".e é
usada no Novo Testamento aplicada a Israel e também aos Cristãos.
Em
relação a Israel, historicamente a nação foi redimida ou libertada da
escravidão do Egito pelo poder de Deus por meio de Moisés (Êx 6:6, 15:13,
etc.). Mas a redenção completa e final de Israel de seus inimigos ainda é
futura, quando o Senhor aparecer (Lc 21:28). Em um sentido exterior a redenção
deles poderia ter ocorrido quando o Senhor veio pela primeira vez (Lc 1:68,
2:38). Porém, Ele foi rejeitado por Seu povo (Is 53:3; Jo 1:11). Consequentemente,
a redenção de Israel como nação foi adiada para o futuro (Lc 24:21). Quando o
Senhor aparecer, Ele redimirá um remanescente dos Judeus e das dez tribos, e
assim os libertará de todo poder adversário e hostil que houver contra eles (Is
52:9, 13:14).
Em
relação aos Cristãos, a redenção é vista de quatro maneiras:
1) REDENÇÃO DE NOSSAS ALMAS –
É algo que ocorre de uma vez por todas quando recebemos Cristo como nosso
Salvador. Somos libertados da sentença de condenação que estava sobre nós (Rm
3:24; Gl 3:13, 4:5; Ef 1:7; Cl 1:14; Tt 2:13-14; Hb 9:12; 1 Pe 1:18). Uma vez
redimidos dessa maneira, nunca precisaremos ser redimidos novamente.
Esse aspecto da
redenção tem em vista a libertação do crente para que ele possa fazer a vontade
de Deus – em adoração e em serviço. Isso é ilustrado tipicamente nas palavras
do Senhor a Faraó por meio de Moisés: "Deixa ir o Meu povo, para que Me sirva" (Êx 8:1). Como regra
geral, uma vez que a palavra redimir significa "libertar", redenção sempre é apresentada na Escritura
como sendo "de" ou "para fora de" alguma coisa adversa
que manteve as pessoas em servidão (Êx 15:13; Sl 25:22, 49:15, 130:8; Jr 15:21;
Mq 4:10; Rm 8:23; Gl 3:13; Tt 2:14). (Na KJV, Ap 5:9 diz: "Redimiu-nos para Deus ...", mas
redimido não é a palavra correta, deveria ser traduzido: "Comprados para
Deus". [n.t.: como está na tradução ARC])
2) REDENÇÃO DO NOSSO TEMPO –
Esse aspecto da redenção é algo que deve acontecer durante toda a nossa vida
como uma questão de exercício diário. Ela tem a ver com libertação do "tempo" ("aproveitar todas as
boas e favoráveis oportunidades" – nota de rodapé da tradução de J. N.
Darby) e usá-lo para o Senhor. Esse aspecto da redenção é mencionado duas vezes
na Escritura, cada uma tendo a ver com uma esfera diferente de atividades e
serviços Cristãos.
- Devemos colocar o tempo livre em nossas
vidas para ser usado para promover comunhão e encorajamento dentro da comunidade Cristã (Ef 5:15-21
– "entre vós").
- Devemos colocar o tempo livre e as oportunidades para serem usados na pregação do evangelho para aqueles que estão fora da comunidade Cristã (Cl 4:5 – "os que estão de fora").
Deus
colocou esta preciosa mercadoria – o tempo – em nossas mãos. Alguns receberam
mais, e outros menos. Tem sido falado que o maior desperdício de tempo é
gastá-lo na satisfação de seus próprios interesses, mas o melhor uso do tempo é
empregá-lo ao serviço do Mestre.
3) REDENÇÃO DE NOSSOS CORPOS – Isso ocorrerá no
Arrebatamento quando seremos glorificados como Cristo (Rm 8:23; 1 Co 15:51-57;
Ef 4:30; Fl 3:21). Naquele momento, seremos libertados de todos os obstáculos
que tocam nossos corpos físicos. Esse aspecto da redenção inclui a erradicação
da nossa natureza caída pecaminosa.
4) REDENÇÃO DE NOSSA HERANÇA – Isto ocorrerá na
Aparição de Cristo quando os juízos do Senhor serão derramados sobre a Terra
(Ef 1:14). A herança inclui todas as coisas criadas no céu e na Terra. A
herança foi "comprada [adquirida]" pela obra de Cristo na
cruz (Hb 2:9 – "provasse a morte
por todas as coisas" JND), mas ainda está em uma condição de
escravidão sob os efeitos do pecado e precisa ser redimida (Rm 8:20-22).
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Muitos
confundem "comprados" com
"redimidos", assumindo que
são a mesma coisa – mas esses termos não são sinônimos nas Escrituras. O Sr.
Kelly disse: "A palavra 'comprar'
não significa 'redimir', mas esses
dois pensamentos foram tão confundidos nas mentes dos Cristãos de um modo geral,
que a diferença foi completamente ignorada pelas duas partes que se opõem uma à
outra como tem sido por 1.400 anos... O fato notável é que ambas concordam em
considerar essas duas palavras como equivalentes; a ponto de não se pensar em
discriminá-las; existe uma confusão habitual das duas ideias em 'compra' e 'redenção'" (Bible
Witness and Review, vol. 2, pág. 433). A verdade é que redimido inclui ser
comprado, mas vai além do pensamento de compra para introduzir o fato de ser
libertado. Comprado tem a ver com uma mudança
de dono; enquanto que redimido tem a ver com uma mudança de condição. Efésios 1:14 prova que existe uma diferença
entre comprado [compra] e redimido. Ele nos diz que há algo – a "possessão adquirida" - ATB (que é
a herança) – que foi comprada, mas que ainda não foi redimida. O que isso
poderia significar, se ambos os termos fossem sinônimos? Todos os homens e
todas as coisas foram comprados por Cristo e, portanto, pertencem a Ele (Mt
13:44; Hb 2:9), mas somente aqueles
que possuem a aquisição de Cristo pela fé são redimidos. Assim, os homens e
mulheres perdidos neste mundo foram comprados (2 Pe 2:1), mas eles não são
redimidos.
A
ilustração a seguir nos ajuda a entender a diferença entre comprado e redimido.
Suponha que você veja um cão enjaulado preso a um dono cruel. Muitas vezes você
presencia a cena lamentável do homem cruel batendo e maltratando seu cachorro.
Para libertar o cão de tal crueldade, você se aproxima do dono com uma oferta
para comprar o animal. O homem aceita a oferta, declara seu preço e você paga o
valor. Você compra o cachorro e a jaula e sai. Nesse ponto, o cão foi comprado;
ele tem um novo dono. Houve uma mudança de propriedade, mas não houve uma
mudança de condição – o cão continua preso na jaula. Mas quando você chega em
casa e abre a jaula e o cachorro sai e corre, então há uma mudança de condição
– o cão é liberado ou libertado! Esse é o significado da redenção; ela implica
não apenas ser adquirido, mas também ser liberado. W. Scott disse: "A
redenção é uma coisa muito diferente da compra [aquisição]; a primeira se
refere a uma mudança de estado ou condição, enquanto a última apenas indica uma
mudança de dono. Você pode comprar um escravo, mas isso não é libertação do
estado de escravidão" (Handbook of
the Old Testament, pág. 370). (Veja: Compra.)
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